O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 14/01/2014
Ganha força no mundo o movimento "freegan" ou "freeganismo". A palavra tem origem na junção de "free" com "vegan", termos em inglês que significam, respectivamente, "grátis" e "veganismo".
O grupo de "freegans", como são chamados os adeptos do movimento, que não consome nenhum tipo de produto de origem ou testado em animais, busca diminuir o desperdício de comida.
Eles se juntam para vasculhar o lixo de mercearias, padarias e outros estabelecimentos de alimentos em busca de frutas, verduras, legumes e pães descartados que possam servir para sua alimentação.
O fotógrafo, Ben Nelms, acompanhou um grupo canadense de 6 pessoas que moram juntos e praticam o freeganismo a 9 anos em Vancouver. Registrando suas “comprinhas de fim de tarde”.
Após a compra o grupo retorna a sua casa e prepara pratos “estilo gourmet” que nem se pode imaginar serem retirados do lixo.
Ben comenta que o cenário “freegano” em Vancouver é grande e, por incrível que pareça, competitivo. As mercearias e padarias maiores são disputadas por grupos com essa prática. Alguns pediram para que ele não fotografasse nem expusesse a localização de uma das caçambas de lixo “cobiçadas”.
A pergunta mais frequente aos adeptos é “por que vocês fazem isso? Não tem dinheiro para comprar comida em supermercados?”. E a resposta é sim! Eles tem dinheiro, mas esse é o estilo de vida que escolheram.
Veja as fotos tiradas por Ben Nelms e a matéria completa do Blog do fotógrafo aqui
Fonte : Globo Rural e Reuters
Envie para um amigo