O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 18/12/2013
Quão rápido você espera que seu pedido de comida chegue até a mesa? Uma lanchonete na Nova Zelândia criou um sistema de tubos pneumáticos que manda hambúrgueres e fritas da cozinha para o salão em incríveis 140 quilômetros por hora.
O C1 Café, localizado em Christchurch, já utiliza o sistema para enviar os pedidos do salão até a cozinha, mas decidiu descobrir se era possível mandar comida pelos tubos.
O prato expresso é composto de três mini-hambúrgueres e uma porção de fritas e a preocupação com segurança não é mera brincadeira do dono, Sam Crofskey: se o tubo de envio não for bem selado, ou se houver algum erro na hora de manipular o equipamento, podem acontecer acidentes bem sérios.
Sistema a vácuo
O sistema de transporte pneumático foi inventado no século dezenove e é composto de uma série de canos com ar pressurizado, por onde passam tubos com informações. Ele foi muito utilizado para envio de correspondências e memorandos entre prédios comerciais e atualmente pode ser visto em hospitais, onde são usados para levar remédios ou resultados de exames rapidamente de um andar para outro.
A série animada "Futurama", por sua vez, mostrava os tubos pneumáticos como meio de transporte de pessoas. Foi assistindo ao desenho que Crofskey teve a ideia de enviar sanduíches pelo sistema a vácuo. "Queríamos criar algo memorável", disse ele ao jornal neozelandês "The Press".
Como funciona
De acordo com a página do Facebook da Casa os testes iniciais foram feitos essa semana e “até agora tudo bem”.
O chef digita o número da mesa e a “cápsula” com os alimentos é enviada através da rede de tubos para estação. O recipiente é amortecido por um freio mecânico e chega na mesa em um colchão de ar. Uma campainha toca quando a cápsula pode ser coletada.
Mais quatro estações estão sendo instaladas até Janeiro e mais 400 metros de tubulação durante o próximo ano.
Fonte: Uol Comidas e Bebidas e C One Café
Envie para um amigo