O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 11/12/2013
A cadeia produtiva de alimentos orgânicos do país – incluindo agricultores, distribuidores e varejistas – conta agora com uma instituição especialmente dedicada à geração e difusão de conhecimentos do setor. A tarefa será do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), lançado ontem, 10 de dezembro, pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em conjunto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é fazer do CI Orgânico uma plataforma para a coleta e divulgação de informações estratégicas sobre a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos para o mercado, ajudando a incrementar a qualidade, a produtividade e a competitividade do setor. “No CI Orgânicos, produtores e consumidores terão um repositório onde estarão todas as informações sobre o setor”, disse à Agência Brasil a coordenadora do centro, Sylvia Wachsner.
Segundo informou, com o centro, os produtores terão um espaço onde poderão obter informações centralizadas, “porque a agricultura orgânica tem muito ainda a aprender e a crescer". A instituição também está preocupada em oferecer informações para os consumidores. "Eles terão um lugar para saber o que é agricultura orgânica, o que é agroecologia. Dessa maneira, a gente aproxima produtores e consumidores com informações. E as pessoas podem aprender”.
O evento, que aconteceu na sede da SNA contou com uma palestra do Dr. Moacir Darolt do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), abordando o tema “ Conexões Sustentáveis – Novas relações entre o produtor e o consumidor” , seguida de um debate.
Darolt esteve presente, também como palestrante, no Simpósio da Rota Agroalimentar: Industrialização de Alimentos Orgânicos que ocorreu em Setembro (2013) no Mercado Municipal de Orgânicos em Curitiba-PR. Esse evento foi iniciativa do Grupo de Articulação - Referência em Alimentos Orgânicos.
Nesta ocasião Moacir Darolt também discursou sobre a comercialização de produtos orgânicos em um painel sobre o tema.
No site www.ciorganicos.com.br, já podem ser consultados mais de 500 formulários e publicações técnicas, apostilas sobre agricultura orgânica, além de mais de 3 mil fotos. Na parte de inteligência da página eletrônica, podem ser consultados estudos de casos em Santa Catarina e São Paulo.
Todos os dados estão disponibilizados online, para facilitar a consulta por parte das pessoas interessadas. Adicionalmente, serão promovidas palestras e capacitações pelo CI Orgânicos.
Informações de Agencia Brasil e Observatórios
Envie para um amigo