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Publicado em 09/12/2013
Após a terceira edição ter se esgotado em maio de 2012, a quarta edição do livro Análise Sensorial de Alimentos foi lançada semana passada pela editora da PUC-PR.
O livro tem tríplice objetivo.O primeiro é contemplar a abrangência dos produtos e materiais a serem analisados sensorialmente e, para isso, foram incluídos mais exemplos na área de cosmética, produtos de higiene e beleza, dentre outros.
A autora, Silvia Deboni, comenta que a ciência sensorial sempre foi aplicada à alimentos e outros produtos de consumo, tais como: cosméticos, perfumaria, produtos de higiene pessoal, cremes e loções hidratantes, filtros solares, vestuário, entre muitos outros. Porém, os processos metodológicos para outros produtos de consumo evoluíram muito e hoje possuem normas próprias que e se destacam daqueles usados para os alimentos.
Silvia explica também que a ciência sensorial é essencialmente multidisciplinar e na área de marketing, por exemplo, é chamada de brandsense.
Lindstrom (2012) desenvolveu um estudo global demonstrando a forma como os cinco sentidos (tato, sabor, cheiro, visão e som) afetam as decisões de compra diária, desde peças de vestuário, tênis de corrida até o automóvel. Segundo este estudo, as marcas precisam oferecer uma experiência sensorial e emocional plena.
O segundo objetivo do livro é ser prático e aplicado aos profissionais que atuam na área. Nele encontra-se o “como fazer”, a partir do entendimento dos métodos e dos procedimentos padronizados e normatizados, seguidos sempre de exemplos, com a descrição de todas as etapas de análise.
Finalmente, o terceiro objetivo é conservar o propósito original da primeira edição: um livro-texto para a academia - ou seja, o objetivo é prover um conteúdo teórico o bastante para capacitar o estudante e o pesquisador a aplicar o teste sensorial com a fundamentação necessária, de acordo com a situação específica do projeto de pesquisa.
A autora se diz muito feliz com a oportunidade de poder disseminar o conhecimento das técnicas de análise sensorial, bem como o valor e a abrangência dessa ciência. “Em uma pesquisa sensorial, a resposta procurada, de forma metodológica, começa pela funcionalidade e qualidade sensorial do produto, mas segue muito além, quando se busca entender “como” essa qualidade é percebida e valorizada pelo consumidor. Um produto de alta funcionalidade e valor percebido pelo consumidor é o objetivo final de todo projeto de inovação”, comenta.
Silvia Deboni é integrante ativa do Grupo de Articulação de Internacionalização e Imagem da Marca. Esse grupo é a junção da Visão 1 e Visão 3 presentes no Roadmapping Indústria Agroalimentar e vem discutindo estratégias para criar um selo de origem com imagem da marca do Paraná possibilitando o fortalecimento da indústria agroalimentar paranaense bem como a internacionalização da mesma.
Informações de Observatórios e Silvia Deboni
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