O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/11/2013
O 1º Fórum de Agricultura da América do Sul – CAS 2013 ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro em Foz do Iguaçu/PR. Estiveram presentes nos dois dias de evento mais de 300 pessoas de dez países. O Fórum contou com 34 palestrantes.
A equipe técnica do Observatórios esteve presente e acompanhou todas atividades do evento que teve como grande foco foi o aumento da demanda mundial por alimentos e a potencialidade que os países América do Sul, CAS - Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai – detêm para suprir esse Mercado do Agro Negócio que há anos está em expansão.
Na abertura do primeiro dia do evento, houve uma mesa formada pelo Conselho Agropecuário do Sul (CAS) com presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Antônio Andrade e autoridades ministeriais países do CAS.
Cada representante demonstrou um panorama geral do que é produzido por seu países, bem como números de produtividade, exportação e importação no setor do agronegócio. Antonio Andrade destacou que “o mundo espera que sejamos grandes produtores e exportadores de alimentos, acreditando em nossa capacidade e querendo que a região aproveite para reduzir a fome no mundo”.
Ken Ash, diretor do Departamento de Agricultura e Comércio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou uma profunda visão da indústria agrícola mundial e seu futuro. Ele destacou que a demanda mundial por alimentos e a agricultura vai continuar crescendo e há um grande desafio pela frente, pois a produção deverá ser feita “com menos água, sem mais terra disponível, com o problema da mudança climática e uma população em constante aumento”.
Ken também comentou que “os altos níveis de subsídios à agricultura são uma prática que deve terminar, já que em muitos casos conduz a um mal uso ou desperdício dos recursos naturais”.
Durante o almoço foram trados os temas de “Agroenergia e Biocombustíveis” e “Cooperativismo e Associativismo”.
A tarde de discussão contou com vários painéis acontecendo de forma simultânea que apresentaram a oferta e demanda num contexto mundial e regional e também discutiram os desafios do desenvolvimento da agricultura.
Os participantes puderam optar entre os temas de Produtos Cárneos, Trigo, Biotecnologia e Biosseguraça, Produtos de Interesse Nacional, Soja, milho e sorgo, Produtos Lácteos e a Comunicação e Agronegócio.
As atividades do primeiro dia de encontro encerraram-se com um jantar em que os participantes discutiram “infraestrutura e logística” e também a “água, sustentabilidade e mudanças climáticas”.
Saiba mais sobre o segundo dia do evento e conheça os 5 desafios dos países Sul-americanos aqui
Informações de Observatórios e Gazeta do Povo
Envie para um amigo