O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 20/11/2013
A área com 2 mil hectares em meio à floresta cercada por pinheiros fica em São João do Triunfo, região dos Campos Gerais do Paraná. A propriedade pertence à família de Vilmar Gadens.
A valorização deste tipo de produto no mercado internacional fez a família correr atrás da certificação orgânica, obtida em 2003.
Desde que conseguiu a certificação, 100% do que é produzido é comercializado no mercado externo, cerca de 2 mil toneladas de erva mate por ano são distribuídas por mais de 30 países.
Antes de sair do Brasil, o produto é beneficiado na fábrica, que também pertence à família Gadens. A erva é seca e processada em diferentes cortes.
De acordo com os diferentes estágios de maturação a erva adquire colorações diferentes que atendem as preferências dos diferentes consumidores. Quanto maior o período de estocagem mais amarelada é a coloração.
Os diferentes produtos que saem da ervateira são comercializados com funções medicinais, de higiene e também utilizados como chá e chimarrão.
A maior parte da produção vai para os Estados Unidos e Canadá, mas com o interesse de outros países, a família, que já está na quarta geração de produtores, quer continuar investimento.
A certificação é um dos fatores críticos da Visão de Futuro que aponta o Paraná Referência em Produtos Orgânicos - presente no Roadmapping da Indústria Agroalimentar.. Esse mapa é fruto do projeto das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.
Acompanhe a Articulação da Rota Agroalimentar neste Blog Setorial.
A reportagem é uma da série sobre produtos orgânicos exibida pelo Globo Rural. Clique aqui e assista o vídeo.
Envie para um amigo