O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 13/11/2013
A 11ª edição, a Fispal Tecnologia NE, que aconteceu de 5 a 8 de novembro, e reuniu mais de 70 marcas expositoras.
O reaproveitamento e a reciclagem de materiais estiveram presentes na Fispal Tecnologia Nordeste, versão regional da maior feira de processamento, embalagem e logística para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina.
Dentro da feira foi montada uma ‘Arena de Sustentabilidade’, onde oito empresas apresentaram soluções verdes para o setor de embalagens e alimentação.
A Política de Resíduos, que entra em vigência em agosto de 2014, visa reduzir a poluição e degradação ambiental que as empresas causam no meio ambiente, foi debatida durante o evento.
Erica Medeiros, analista de meio ambiente da ASA, comentou que o estande da marca na feira teve uma função de educação sócio ambiental e visou fechar parcerias com grandes empresas do setor de alimentação e indústrias.
O Projeto Mundo Limpo Vida Melhor, faz uma coleta dos óleos que são utilizados nas fábricas, cozinhas de casas e restaurantes. O material coletado é reutilizado no processo produtivo de sabões. “Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o programa ainda destina recursos financeiros para à Fundação Alice Figueira de Apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)”, afirma Erica. Durante a feira o óleo gerado nas cozinhas da praça de alimentação foi reaproveitado para o projeto.
A empresa Pneu Verde desenvolve soluções para órgãos públicos e empresas privadas, definindo normas e procedimentos que atendam a Legislação Ambiental, para solucionar os problemas causados pelos pneus no meio ambiente.
De acordo com a coordenadora administrativa ambiental da Pneu Verde, Rick Lândia, do pneu extrai-se óleo e gás que podem ser utilizados para aquecer e alimentar o sistema de caldeiras, na indústria, o aço que é utilizado pela siderúrgica na produção de aço inoxidável, o carbon black utilizado para dar pigmentação preta e as resistências aos produtos de borracha. “Possibilitamos a reciclagem dos resíduos, apresentamos alternativa de reutilização de materiais, atendemos a legislação vigente e disseminamos ações proativas para promover a melhoria do meio ambiente”, reforça Rick.
Viste o site:
www.fispaltecnologianordeste.com.br
Envie para um amigo