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Publicado em 12/11/2013
O Sr. Rommel Barion, sponsor da Rota Estratégica Agroalimentar, presidiu a solenidade de abertura do evento. Ressaltou a importância do projeto de Internacionalização das Indústrias do Paraná realizado pelo Sistema Fiep, o qual aborda três vertentes: trabalhos de capacitação, preparação para os empresários se tornarem competitivos e acordos de cooperação com países estrangeiros.
Na primeira palestra do Workshop foi apresentado o Instituto SENAI de Inovação em Alimentos, que será sediado em Toledo, Paraná. Este fará parte de mais outros 10 institutos em alimentos que serão instalados em todo o país. A professora Amanda Primo, do SENAI Toledo, explicou que para a escolha dos serviços e tecnologias que serão ofertadas no ISTI foi feito um levantamento com as indústrias da região, entendendo suas necessidades de produtos e processos. Desta forma, serão ofertadas estruturas de laboratórios, corpo técnico focado para a inovação, equipamentos de alta tecnologia para processos e análises específicas, além de um portfólio de serviços tecnológicos e inovadores.
Entre os produtos e serviços oferecidos estão assessorias, desenvolvimento de produtos e processos e análises de controle. Em relação ao desenvolvimento de produtos, encontram-se já instaladas plantas pilotos de carnes e lácteos e será construído um laboratório de análise sensorial. Já o desenvolvimento de processo, ocorrerá dentro da própria empresa, que será auxiliada, por exemplo, nas áreas de automação, logística e segurança alimentar. A parte de análises será constituída por laboratórios de análises físico-químicas e análises microbiológicas. Além disso, no SENAI Toledo, atualmente, são ofertados cursos na área de alimentos e há um projeto em parceria com a UNIOESTE para a criação de um mestrado profissionalizante.
A segunda palestra do evento foi realizada por Raquel Salgado, gerente do Projeto Brazilian Flavors, um projeto de promoção das exportações Brasileiras de Alimentos e Bebidas industrializados em conjunto com a APEX-BRASIL (Agência de promoção de exportações e Investimentos). A Associação Brasileira de Bebidas e Alimentos (ABBA), executora do projeto, conta hoje com 260 associados e está presente em 18 estados do Brasil.
O Projeto Brazilian Flavors tem como objetivo vender os produtos alimentícios brasileiros no exterior, e além de mostrar uma imagem dos produtos típicos do país, busca apresentar os produtos brasileiros como produtos de qualidade. O projeto realiza participação de feiras e eventos no exterior, rodadas de negócios e missões com compradores internacionais e promoção de produtos brasileiros através de degustações em redes de varejo.
Segunda Raquel, os desafios da internacionalização das indústrias brasileira são adaptar o produto para o mercado, em relação às embalagens, rotulagem, metrologia e educar o mercado, no aspecto do seu modo de consumir. São necessários investimentos para atuar no mercado exterior, como por exemplo, certificação de produtos e capacitações das empresas.
O projeto, executado desde 2006, já levou 54 empresas para o exterior. No entanto, a gerente considera que este número é muito baixo quando se trata de um país com a extensão do Brasil. A Vapza, empresa paranaense, é um exemplo desta internacionalização, uma vez que seus produtos estão em degustação em 3 redes de mercados nos EUA.
Iluir Zanoncine, responsável pela tecnologia de alimentos da Vapza, é também diretor de tecnologia de alimentos da empresa Motrice e juntamente com Guilherme Dolato participa da Articulação da Rota Agroalimentar no Grupo de Valorização de Resíduos. A última reunião deste grupo ocorreu nas instalações da Planta Piloto da Motrice, onde os integrantes puderam conhecer os equipamentos desenvolvidos para termoprocessamento de alimentos, tecnologia utilizada no processamento de produtos da Vapza.
Com o objetivo de aumentar a exportação do setor de alimentos e bebidas, principalmente nos mercados alvo, firmar a posição Brasileira como exportadora de alimentos e bebidas, o projeto tem como eixos estruturantes:
As etapas para ser realizada a internacionalização da empresa são primeiramente uma análise de viabilidade do produto, posteriormente um teste de mercado em três redes de supermercados no exterior e por última a avaliação dos resultados de vendas e indicação de importadores e distribuidores. O custo da empresa para participar do Projeto é apenas a disponibilização dos seus produtos para degustação, uma vez que toda a parte de viabilidade é realizada pela ABBA.
As etapas seguidas pela ABBA coincidem com os fatores críticos da Visão 1 – Internacionalização das Indústrias Agroalimentares – presente no Roadmapping da Indústria Agroalimentar.
Os setores atendidos pelo Brazilian Flavors são alimentos industrializados tais como pão de queijo, energético, barra de cereais, suplementos nutricionais, queijos, geleias, doces e compotas, conversas e palmito, molhos, condimentos e pimentas, pratos prontos, snacks, lácteos, água de mar dessalinizada, refrigerantes, sucos, chás, cervejas, licores, cachaça, caipirinha pronto, xaropes concentrados e naturais, dentre outros. Os mercados alvos são os Estados Unidos, Canadá, México e Espanha, com prospecção para o mercado chinês.
O evento ainda contou com as palestras de Renato Sabaine, especialista comercial dos Estados Unidos (Consulado Americano), comentando as oportunidades e desafios no mercado americano de alimentos e bebidas, Paulo de Castro, chairman do Comitê de Comércio Exterior da ABRE que discursou sobre a adaptação de embalagens para o mercado internacional. Por fim, a última palestra abordou o Tema FDA – Regulamento e Nova Lei, ministrada por Facundo Ozan Carranza.
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