O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 23/10/2013
Em sua matéria, Sandra Santos, relata que os alimentos orgânicos deixaram de ser exclusividade de feiras e ganharam as prateleiras dos supermercados, inclusive de forma industrializada e indaga: seria a forma de “comida rápida” a mais apropriada para ser consumida? No formato de Junk Food, coloquialmente conhecido como “besteira”, o produto orgânico não está perdendo sua essência de saudabilidade e sustentabilidade?
Ela também cita o professor de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR, Paulo Nierdele, que palestrou no Simpósio da Rota Agroalimentar: Industrialização de Alimentos Orgânicos.
Na ocasião, Paulo falou sobre o questionamento dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, a reorganização da cadeia produtiva visando à garantia desta, e os quatro eixos pela qual a qualidade é composta.
Ele relatou que o apelo para produtos saudáveis, naturais, coloniais está cada vez maior e muitas vezes a informação nos rótulos e a disposição desses produtos nas prateleiras dos supermercados causam uma confusão e má informação aos consumidores. O mesmo também questionou a questão de produtos orgânicos na forma de Junk Food, se estes produtos fazem realmente bem a saúde, fator de decisão para quem consome alimentos orgânicos.
Sobre o Simpósio Sandra relata que o evento reuniu empresários, profissionais, especialistas que atuam na área de alimentos orgânicos e estudantes de cursos técnicos da área de alimentos. Todos estes com o intuito de discutir os rumos da produção e industrialização de alimentos orgânicos.
Durante o encontro, produtores e especialistas em alimentos orgânicos foram unânimes no entendimento de que o setor, apesar de todo o avanço conquistado nas últimas três décadas, ainda precisa de uma maior organização, de melhorias na regulamentação e também um contato maior entre produtores e consumidores. Isso fortaleceria o mercado, pois, aumentaria a produtividade da agroindústria, alavancaria ainda mais a venda dos orgânicos dentro e fora do Brasil, e também cooperaria para a redução dos preços desses alimentos, que ainda estão distantes da parcela de consumidores com menor poder aquisitivo.
Leia a matéria completa da Revista Corpore aqui.
O Simpósio da Rota Agroalimentar: Industrialização de Alimentos Orgânicos foi uma iniciativa do grupo “Referência em Produtos Orgânicos”, que discute a visão de futuro número 4, tendo como proposta “Paraná – referência em produtos orgânicos” - Roadmapping Indústria Agroalimentar. O Simpósio tem como objetivo principal promover a industrialização de produtos orgânicos, através da disseminação da informação, alavancando toda cadeia produtiva.
O próximo passo do grupo “Referência em Produtos Orgânicos “ é replicar o modelo do Simpósio em regiões estratégicas do Paraná, com a intenção de disseminar a ideia em todo estado.
Acompanhe este blog setorial, saiba quando serão as novas edições e participe desta iniciativa!!
Fonte: Revista Corpore e Observatórios
Envie para um amigo