O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 14/10/2013
No final de 2012 o café especial produzido no Norte Pioneiro do Paraná recebeu a certificação de Indicação Geográfica Procedência (IGP) do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).
A região contemplada pelo selo de certificação representa cerca de 50% da produção de café do estado do Paraná, com números próximos a 1,3 milhões de sacas beneficiadas por ano e também é a primeira do estado a receber esta marca.
A mais nova IGP atribui identidade própria ao produto ao garantir a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais do café produzido na região de acordo com as normas estabelecidas para a concessão do selo de qualidade. Também representa o reconhecimento das qualidades particulares do produto, agregando-lhe valor no mercado nacional e internacional, e visibilidade e projeção da região no mundo. Além disso, permite proteção do produto (reduzindo as falsificações) e de sua variedade e imagem, da renda do produtor, dos direitos do consumidor, da riqueza e do desenvolvimento, do território, da cultura e da tradição da região.
De acordo com Luiz Roberto Saldanha - Presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) - a conquista da IGP é fruto de um trabalho iniciado em 2008 com a parceria do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e demais instituições representantes e parceiras da cadeia produtiva do café na região.
Segundo este mesmo “A IGP, combinada à estruturação associativa da comercialização e do rigoroso controle de qualidade implantado no Projeto de Cafés Especiais, responde às três perguntas e certifica a procedência, o processo de produção e os atributos únicos da bebida”
A imagem da Marca para Indústria Agroalimentares Paranaenses é uma das Visões de Futuro presente no Roadmapping da Indústria Agroalimentar apontadas pelo projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, iniciado em 2006. Dentre os fatores críticos desta visão de número 3 estão a Cooperação entre Atores e Marketing e Informação.
Clique aqui para ler a matéria completa sobre mais esta conquista paranaense.
Fonte: Sebrae e Embrapa Café
Envie para um amigo