O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 18/07/2013
O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (18) da inauguração da fábrica de sucos de laranja da Integrada Cooperativa Agroindustrial, em Uraí, Norte do Estado. A unidade recebeu investimentos de R$ 15 milhões, criou 100 novos empregos diretos e indiretos e beneficia mais de 100 pequenos e médios produtores da região, associados à cooperativa. A indústria cria mais de 5.000 fretes por safra, movimentando a economia das cidades do entorno.
“Este empreendimento é mais um exemplo concreto do bom momento que o Paraná vive”, afirmou o governador Beto Richa. Ele falou sobre a importância da nova fábrica para movimentar a economia da região e ressaltou o modelo de industrialização implantado no Estado nos últimos anos, que prioriza o interior do Estado.
“O objetivo dessa política é disseminar o desenvolvimento no Estado e dar oportunidade de emprego e renda aos cidadãos de todos os municípios”, afirmou Richa, na presença do presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial, Carlos Murate; do prefeito de Uraí, Almir Fernandes de Oliveira, e do presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski.
O governador disse que estão no interior mais de dois terços dos investimentos atraídos pelo programa Paraná Competitivo. Pesquisa do Ministério do Trabalho indica que estão nas cidades do interior do cerca de 70% dos 280 mil empregos criados no Paraná de 2011 para cá. O emprego industrial cresce há 20 meses consecutivos. Especificamente neste setor, 89% das vagas criadas são no interior. “Nossa política é estimular investimentos para que as oportunidades de emprego e renda alcancem a população de todo o Estado”, afirmou Richa.
SUCO - A fábrica da Integrada Cooperativa Agroindustrial faz parte da segunda etapa do projeto de sucos. “O principal objetivo da cooperativa é levar para o associado uma nova opção de diversificação da atividade agrícola através do cultivo de laranja, agregando renda e levando desenvolvimento para toda região”, afirmou o presidente da Integrada, Carlos Murate.
Com sede em Londrina, a cooperativa possui sete mil associados, possui 1.600 colaboradores e está presente em 42 municípios. Segundo Murate, a indústria foi construída de forma modular e poderá ser expandida conforme o crescimento da área dos pomares.
A capacidade total de processamento é de 2,2 milhões de caixas de 40,8 quilos por ano. Isso equivale a oito mil toneladas anuais de suco concentrado. “Nossa previsão é processar um milhão de caixas nesse primeiro ano de operações da fábrica. Para 2014, nossa meta é operar com a capacidade total”, explica Murate.
A Unidade Industrial de Sucos foi projetada dentro de um conceito de sustentabilidade, com autosuficiência energética (através do uso de eucalipto nas caldeiras) e o uso racional da água.
“Toda a água gerada no processo industrial é tratada e utilizada na irrigação do plantio de eucalipto, além de ser usada para outros fins na própria indústria”, explica o supervisor administrativo e gestor do projeto industrial, Edson Guilherme.
Fonte: AE Notícias, 18/07/13
Envie para um amigo