Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Bebidas: Inovação em Adoçantes

Publicado em 24/05/2013

Dos HFCS (xaropes de milho ricos em frutose) e sacarose até a sucralose, o aspartame, o Ace-K (potássio de edulcorante ou K edulcorante), a sacarina e a stevia, até mesmo ingredientes a base de frutas como monk fruit (edulcorante de uma fruta proveniente da China) – adoçantes para bebidas é um grande negócio.

A crescente demanda do consumidor por produtos mais saudáveis, naturais e saborosos, com sabor adoçado (como os tradicionais refrigerantes, sucos e energéticos) está incentivando a inovação em adoçantes. É crescente o mercado de adoçantes naturais, que podem substituir de 20 a 30% do açúcar de um produto sem alterações sensoriais consideráveis.

Nos Estados Unidos, no que se refere apenas a bebidas energéticas (das quais as vendas aumentaram 18,7% em 2012) há uma tendência de migração de formulações açucaradas para formulações de baixa caloria, onde a vantagem chave de marketing é o apelo “natural”.

Em 2012, Stevia foi um dos adoçantes não calóricos mais vendidos no mundo, 2013 será o ano para o monk fruit. A nova geração de adoçantes desenvolvida pelas líderes Ajinomoto e Cargill como a monatin envolve extratos de plantas sul africanas.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube