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Publicado em 24/05/2013
Dos HFCS (xaropes de milho ricos em frutose) e sacarose até a sucralose, o aspartame, o Ace-K (potássio de edulcorante ou K edulcorante), a sacarina e a stevia, até mesmo ingredientes a base de frutas como monk fruit (edulcorante de uma fruta proveniente da China) – adoçantes para bebidas é um grande negócio.
A crescente demanda do consumidor por produtos mais saudáveis, naturais e saborosos, com sabor adoçado (como os tradicionais refrigerantes, sucos e energéticos) está incentivando a inovação em adoçantes. É crescente o mercado de adoçantes naturais, que podem substituir de 20 a 30% do açúcar de um produto sem alterações sensoriais consideráveis.
Nos Estados Unidos, no que se refere apenas a bebidas energéticas (das quais as vendas aumentaram 18,7% em 2012) há uma tendência de migração de formulações açucaradas para formulações de baixa caloria, onde a vantagem chave de marketing é o apelo “natural”.
Em 2012, Stevia foi um dos adoçantes não calóricos mais vendidos no mundo, 2013 será o ano para o monk fruit. A nova geração de adoçantes desenvolvida pelas líderes Ajinomoto e Cargill como a monatin envolve extratos de plantas sul africanas.
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