O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 02/05/2013
FONTE: CBN por Carolina Rodrigues
O Brasil é o 3º maior exportador mundial de produtos agropecuários. Maior exportador de café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de açúcar, frango e soja também configura como o segundo maior exportador de carne bovina e terceiro maior em algodão. Posições distantes em um cenário recente de 40 anos quando foi criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fundada em 26 de abril de 1973 a Empresa contribuiu em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. Direta ou indiretamente viu o país deixar de ser dependente da importação de alimentos para se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Manzatto, comenta que a evolução partiu do risco de desabastecimento para o desafio de produzir com sustentabilidade.
No Brasil durante as últimas quatro décadas a safra de grãos passou de 30 para mais de 160 milhões de toneladas. Um aumento de mais de 200% de produtividade. Só a produção de grãos cresceu 400%. Em relação a área planta de 28 para 50 milhões de hectares plantados. Projeções de crescimento que não impedem o desabastecimento. Exemplo recente foi o aumento no preço do tomate, lembra o Chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente.
A Embrapa tem 47 Unidades Descentralizadas de Pesquisa e Serviço, além de 15 Unidades Centrais. Coordena e integra o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), constituído pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária, universidades e institutos de pesquisa. São 9.795 empregados, 2427 deles pesquisadores, 81% com doutorado. O orçamento da em 2012 foi de R$ 2,33 bilhões.
Envie para um amigo