O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 29/04/2013
FONTE: Organics Net
Em 2012, houve um crescimento significativo no número de certificações na Califórnia, Iowa e New England, e apenas um ligeiro crescimento no sudeste dos Estados Unidos.
O USDA National Organic Program (NOP) publicou a lista dos orgânicos certificados em 2012. O banco de dados on-line agora fornece informações sobre 17.750 fazendas orgânicas e instalações de processamento certificados nos Estados Unidos. Isso é um aumento de quase 240% desde que o NOP começou a acompanhar esses dados, em 2002.
Através desta ferramenta on-line, é possível ver se um determinado produtor é certificado, encontrar fazendas e operadores certificados em um estado particular, ou obter uma lista de agricultores que produzem um produto orgânico específico.
O banco de dados também fornece uma maneira de identificar e conectar partes orgânicas em toda a cadeia de abastecimento, fornecendo informações sobre os certificadores orgânicos, incluindo o tipo de certificação e seus produtos. A lista suporta o crescimento do setor de orgânicos, identificando operações orgânicas com necessidades complementares e ajudando as pessoas que querem iniciar um negócio orgânico a encontrar um certificador ou um parceiro certificado para trabalhar.
A lista de operações certificadas aumenta a transparência e a integridade do sistema orgânico, permitindo aos consumidores e stakeholders para procurar informações relacionadas com a certificação orgânica. A lista também melhora a capacidade do NOP para avaliar os impactos das mudanças regulatórias, fornecendo dados sobre o tipo de operações que podem ser afetados, e aumenta a capacidade do NOP para fiscalizar as certificadoras credenciadas e garantir que eles estão constantemente aplicação dos regulamentos orgânicos do USDA, por proporcionando maior visibilidade para as operações que certificadores trabalhar.
O Estado do Paraná vem conquistando, nos últimos anos, posição privilegiada
no
cenário da produção orgânica de alimentos. Nos últimos 10 anos o segmento cresceu
mais
de 2 mil por cento em termos de número de produtores e produção; na safra 2009/2010 o
Estado
contava com a participação de 4.751 produtores, que cultivavam 12.821,51 hectares.
Esta produção
atende tanto ao mercado externo, notadamente com o soja,
café, açúcar mascavo, cachaça, bebidas
aromáticas, como ao mercado interno, com o
fornecimento de frutas, olerícolas, plantas medicinais e carnes.
Fontes: USDA- United States Department of Agriculture e Documento Base para o Paraná Agroecológico (SEAB, Curitiba, 2011)
Envie para um amigo