O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 24/04/2013
O nível de emprego industrial subiu 1,4% no Paraná em fevereiro de 2013, em comparação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que a média nacional reduziu em 1,2%. A expansão do Paraná foi a maior do País e a 17ª consecutiva no Estado, contra o mesmo número de quedas seguidas no Brasil.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES), divulgada nesta quarta-feira (10/04), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza o levantamento em dez estados, mais as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Também no indicador de doze meses terminados em fevereiro de 2013, a indústria paranaense manteve a liderança nacional, em todos os parâmetros do mercado de trabalho pesquisados pelo IBGE. “O resultado confirma o vigor que a indústria paranaense vem exibindo desde 2011, numa autêntica contramão da trajetória descendente verificada no conjunto do País”, afirma o economista Gilmar Lourenço, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social.
Segundo ele, a performance do país se dá em razão da reduzida expansão econômica, que é explicada pela queda das exportações, por conta da crise internacional e da orientação macroeconômica contra o investimento mantida pelo governo federal.
No indicador de fevereiro comparado ao mesmo mês de 2012, além do Paraná, também Minas Gerais apresentou crescimento (0,4%). O resultado paranaense está baseado nos segmentos de fumo (35,4%), têxtil (17,9%), máquinas e aparelhos elétricos e eletrônicos (8,2%), química (6,9%), outros produtos (4,3%), borracha e plástico (3,5%) e alimentos e bebidas (2,3%).
Envie para um amigo