O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 17/04/2013
FONTE: www.vivinalgos.com
Oligossacarídeos prebióticos têm sido amplamente utilizados nas formulações infantis para melhorar a microbiota do trato digestivo. Os Galacto-oligossacarídeos (GOS) são os mais utilizados para este fim. Desde 1999 mais de 6 milhões de bebês consumiram fórmula infantis contendo GOS. As principais matérias primas para obtenção de GOS são o leite e soro de leite.
Os oligossacarídeos compõem 20% do total de carboidratos presentes no leite materno, sendo o terceiro maior componente. Uma série de estudos indicam que o consumo de GOS em fórmulas infantis resulta em um crescimento significativo de bifidobactérias e lactobacilos e melhoria na microflora intestinal (em geral a administração de 90% de GOS/10% FOS, fruto-oligossacarídeo):
O quadro abaixo mostra o estudo de Ben et al, 2004 comparando a fórmula padrão, o leite materno e a fórmula adicionada com GOS:
Estudos indicam também que a administração de 90% de GOS/10%FOS pode reduzir incidência de infecções intestinais e respiratórias no primeiro ano de vida das crianças. Para os fabricantes, os GOS são oferecidos em forma de xarope ou em pó.
Envie para um amigo