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Publicado em 19/02/2013
Segundo o diretor presidente da Cooperativa Frimesa, Valter Vanzella , “As ações focadas no mercado, nos produtos de valor agregado e o aumento da demanda por alimentos, garantiu que a Frimesa vencesse as adversidades econômicas, apresentando um dos melhores resultados da história”.
A cooperativa trabalhou 366 dias para sair de R$ 1,047 bilhão, para R$ 1,343 bilhão em faturamento, gerando mais de R$ 35 milhões de lucro líquido. Já o volume de produção cresceu 10% passando das 236,1 para 260,5 mil toneladas. O crescimento está apoiado também pela elevação de 16% na área de carnes, com uma produção totalizando 1.294.151 cabeças de suínos industrializadas. A área de lácteos apresentou uma recepção média diária de 517.253 litros de leite, 10% a mais.
Este crescimento só foi possível pela união das cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, Copacol, C.Vale e Primato – e seus mais de 4.378 produtores, alcançando em 2011 no ranking nacional do agronegócio a 87ª posição como maior cooperativa do país, a 25ª na região sul e a 38ª na geração de empregos
Desempenho no mercado de lácteos
Após o encerramento da produção e venda de leite pasteurizado, a estratégia foi ampliar ainda mais a transformação do leite em itens industrializados. “Tivemos uma melhor performance no leite. Enquanto a captação ampliou 10%, o faturamento subiu 20%. A diferença é o ganho em preço médio que saiu da casa dos R$ 3,67 para R$ 4,36”, comenta Vanzella.
O volume produzido pelas quatro unidades industriais de leite da Frimesa – Marechal Cândido Rondon, Matelândia, Capanema e Aurora, em Santa Catarina – foram responsáveis por um recebimento diário de 517.253 litros de leite em 2012. Todo esse montante foi transformado em 88.418 toneladas de produtos.
Todo esse crescimento só foi possível graças ao compromisso de industrializar os derivados de lácteos em produtos de valor agregado. Desta forma, em 2012, de todo o leite recebido, 83% foi industrializado – em doces, manteigas, leite condensado, requeijão e refrigerados. O restante corresponde a 17% de venda de leite fluído.
O aumento na produção de iogurtes justifica os investimentos realizados na Unidade Industrial de Refrigerados de Matelândia, responsáveis pela criação de 54 novos sabores, divididos nas versões tradicional, light e funcionais, lançados no último ano e que reforçaram as vendas.
Informações de Frimesa e TrombetaOnline
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