O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 31/01/2013
Histórico
O Sistema FIEP por meio dos Observatórios SESI/SENAI/IEL produziu em 2005 o estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”. Decorrente deste levantamento, os setores priorizados como alavanca de desenvolvimento para o Estado do Paraná foram contemplados no estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais estudados.
Para este setor, foram realizados três grandes encontros com o objetivo de reunir representantes da indústria, pesquisa e governo, a fim de promover a realização de projetos de interesse comum e que pudessem auxiliar diretamente no desenvolvimento industrial sustentável do Paraná.
Como resultado, o grupo definiu uma atuação por visões de futuro com o objetivo de acelerar a proposição e execução de projetos com vistas a consolidar as ações propostas no Roadmapping Indústria Agroalimentar.
Assim, foram criados cinco grupos de trabalho com as seguintes temáticas: Visão 1 – Internacionalização das indústrias agroalimentares; Visão 2 – Indústria agroalimentar sustentável: Valorização de resíduos; Visão 3 – Imagem e Marca para produtos agroalimentares da indústria paranaense; Visão 4 – Referência em produtos orgânicos e Visão 5 – Referência no desenvolvimento de produtos funcionais.
Grupos e atividades do Setor Agroalimentar
Atualmente, quatro grupos de trabalho participam da Rota Estratégica da Indústria Agroalimentar, e estes concentraram-se na promoção e realização de encontros a fim de alcançar os objetivos propostos por cada visão de futuro. Veja agora algumas das ações realizadas em 2012 e as principais notícias monitoradas para cada grupo.
1 - Alimentos Funcionais e para fins especiais
Objetivo: Criar de um centro de referência em alimentos funcionais e especiais.
Durante o período de 2012 foram realizados diversos encontros envolvendo a comunidade científica e indústria e este trabalho em conjunto possibilitou a realização de dois grandes eventos:
1º Mini-fórum de Aplicação de Ingredientes Funcionais: Produtos Lácteos, realizado na UEPG em Ponta Grossa, onde o interesse pelo tema mobilizou mais de 300 pessoas entre profissionais e acadêmicos de universidades como UEPG, UFPR, PUCPR, UTFPR, UEM, UNOESC, UEL, UFFS, UENP, Universidade Positivo, UNICENTRO, CESCAGE, Colégio CEEP, CMETL, assim como empresários do setor de produtos lácteos, Witmarsum, Granotec do Brasil, Lacticínio Carambeí Ltda, Castrolanda, Cofepar, Batavo, BENEO-Orafti, Frimesa entre outras empresas do setor lácteo.
O 2º Mini Fórum de ingredientes funcionais: Cerais e vegetais, realizado na PUCPR em Curitiba, novamente contou com o apoio de diversas entidades de ensino e indústrias de alimentos.Repetindo o sucesso alcançado na primeira edição, contou com a participação de mais de 350 pessoas entre profissionais e acadêmicos. Fica registrado nosso agradecimento a todos os parceiros que proporcionaram a realização de mais este evento.
2- Alimentos Orgânicos
Objetivo: Incentivar o consumo de produtos orgânicos através da formação de opinião pública.
Considerando a produção de orgânicos no Paraná e o aumento da demanda por estes alimentos, a interação deste grupo visa realizar em 2013 o 1º Workshop Orgânicos Paraná – Rota Tecnológica e Integração da Cadeia Produtiva de Orgânicos com enfoque ambiental, econômico, social e de segurança alimentar. Para isto, conta com a participação da academia e empresas privadas, e convida a todos que queiram fazer parte desta grande parceria.
3 - Valorização de Resíduos
Objetivo: Criar centro de referência de resíduos agroalimentares.
Este grupo, durante suas atividades em 2012, trabalhou para iniciar um projeto piloto de viabilização e aproveitamento de resíduos agroindustriais, de restaurantes industriais e universitários, para a produção de biogás em pequena escala, além da criação de um centro de referência de resíduos agroalimentares para aproximação da oferta e demanda de academia e indústrias, procurando soluções que agregam valores. Para isto, em 2013, conta com o apoio e convida toda a comunidade para engajar-se nesta causa.
4- Internacionalização e Imagem de Marca
Objetivo: Criar selo de origem.
A mobilização realizada em 2012 pela junção das visões 1 e 3, foi o primeiro passo de um longo caminho. Em 2013, este grupo irá discutir a criação de um selo de origem que certifique a qualidade e o reconhecimento da origem dos produtos agroalimentares do Paraná, além de manter constante a prospecção do processo de certificação de origem em nosso estado. Este trabalho, como em todos os grupos, visa realizar ações de interesse coletivo e conta com a participação assídua de toda a comunidade.
Registramos aqui nosso agradecimento a todos os parceiros!
Aos interessados em conheceren mais sobre o projeto ou em participarem dos encontros, das discussões e das proposições, pedimos que entrem em contato pelo telefone (41) 3271-7441. Participem!!!
Envie para um amigo