O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 31/01/2013
Estudo norte-americano mostra que a demanda por alimentos orgânicos continua crescendo, em grande parte, impulsiona pelo aumento do consumo consciente e pela preocupação dos consumidores em garantir uma alimentação cada dia mais saudável.
Segundo o Relatório de Tendências de Consumo de Alimentos realizada pela Technomic Inc - 1500 pessoas foram ouvidas e concluiu-se que “a maioria afirma que a saúde é prioridade e que tenta se alimentar saudavelmente a maior parte do tempo”. A maioria dos entrevistados também reconheceu o alimento orgânico como uma escolha saudável: 64% dos homens e 73% das mulheres descreveram os orgânicos como “um pouco ou muito mais saudáveis”.
Ainda segundo a pesquisa, as principais razões que influenciam os consumidores a escolherem alimentos orgânicos, são:
1 - Não contém pesticidas: 71%
2 - São produzidos sem adição de hormônios: (70%);
3 - Produzidos sem antibióticos: (64%);
4 - Não contém conservantes: (64%).
O relatório também pesquisou a frequência com que estes consumidores compravam alimentos orgânicos e 35% relataram consumi-los ao menos uma vez na semana, contra 28% em 2010. Verificou-se também que 32% dos consumidores disseram ter comprado “mais vezes” esse tipo de alimento.
O preço ainda é fator primordial para a escolha dos consumidores, onde apenas 11% dos entrevistados disseram estar dispostos a pagar mais que 5% por um produto orgânico, enquanto 23% estariam disponíveis a pagar “um pouco mais” (até 5% mais caro).
Os entrevistados que alegaram nunca comprar este tipo de alimento, argumentaram ser “muito caro” (79%), ou que os “benefícios não valem o custo extra” (52%), e que eles se sentem “confusos sobre os benefícios para a saúde” (28%).
Apesar de ser um mercado em amplo crescimento, apenas 54% dos consumidores disseram conhecer profundamente sobre alimentos orgânicos, mostrando a necessidade de investimentos com ações de marketing que ajudem a explicar melhor os benefícios desse tipo de alimento, por meio de uma linguagem simples, acessível e de fácil compreensão.
Informações de OrganicsNet e Oneco BioFach
Envie para um amigo