O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 07/11/2012
O integrante da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária Marcelo Jostmeier Vallandro apontou que as doenças transmitidas por alimentos são responsáveis por 1,8 milhão mortes por ano no mundo. No Brasil, estima-se uma média de 6.320 óbitos anuais em decorrência de alimentos.
Ainda conforme o especialista, o país gastou, entre 1999 a 2004, R$ 280 milhões com internações hospitalares devido a problemas decorrentes de alimentos contaminados. Dados do Ministério da Saúde utilizados mostram que a maioria das contaminações alimentares decorrem de produtos de origem animal.
De 3.874 casos com origem conhecidas, analisados entre 1999 e 2004 pelo ministério, 874 foram causados por ovos crus ou mal cozidos, 666 por alimentos mistos e 450 por carnes vermelhas. Isso equivale a 51,7% das ocorrências. Segundo o pesquisador, "sem que haja um controle de toda a cadeia produtiva de alimentos haverá impactos na saúde pública, com certeza".
Nova lei para controle de alimentos de origem animal
O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), garantiu, que vai trabalhar, juntamente com estados e municípios, para que o País possa ter "o mais rapidamente possível" uma nova legislação sobre controle de produtos de origem animal.
A coordenadora geral de inspeção do Ministério da Agricultura, Judi Maria da Nóbrega, reconhece que ocorre o abate e a comercialização de produtos no Brasil sem a garantia de um serviço oficial de fiscalização.
Maiores informações Agência Câmara de Notícias
Envie para um amigo