O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 05/09/2012
Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) consolidam o termo de redução dos teores de sódio para temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. O acordo anunciado no último dia 28/08, faz parte da terceira fase de reduções onde já constam, macarrões instantâneos, bisnagas, pão de forma, pão francês, mistura para bolos, salgadinhos de milho, batata frita, biscoitos e maionese. Estima-se que com a mudança das formulações destes alimentos, aproximadamente 9 toneladas de sódio deixem de ser comercializadas no mercado brasileiro até 2020.
A iniciativa faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, e ainda, segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha, "o Brasil se antecipa às ações que a Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende tomar em relação ao sódio, e com isto a industria brasileira poderá oferecer um alimento mais saudável, tanto no ambiente familiar quanto nos locais de trabalho"afirma.
Hoje, segundo a OMS, recomenda-se um consumo máximo de 5g de sódio por dia, marca que o governo brasileiro pretende alcançar até o prazo final do acordo. Atualmente o brasileiro consome cerca de 12g de sódio por dia.
O início da mudança esta prevista para 2013 e tem como meta a diminuição de 1,3% ao ano, no caso de temperos à base de alho e cebola e até 19% ao ano para margarinas vegetais, setor que apresenta maior taxa de redução.
Maiores informações clique aqui.
Fonte: Ministério da Saúde
Envie para um amigo