Durante os dias 24, 25 e 26 de abril, uma comitiva do Senai esteve em Berlim, na Alemanha, participando do workshop “Modelo Fraunhofer e Rede de Institutos de Inovação do Senai”, promovido pelo Departamento Nacional, em parceria com a Sociedade Fraunhofer e o Instituto Fraunhofer IPK, com o objetivo de definir a melhor estratégia de implementação dos 23 Institutos Senai de Inovação.
“O principal aprendizado da visita ao Instituto Fraunhofer foi perceber que a implantação dos Institutos Senai de Inovação está seguindo o caminho certo”, disse Marco Secco, diretor regional do Senai no Paraná, que integrou a comitiva. “O que estamos caracterizando em nossa rede de Institutos é justamente conhecer o DNA da indústria, aproximando pesquisadores dos desafios do chão de fábrica, bem como das expectativas de mercado, gerando inovação e melhoria contínua de processos, desenvolvendo novos materiais, produtos e formas de gestão, que propiciem maior qualidade, produtividade e consequentemente competitividade para indústria brasileira”, diz Secco.
O diretor ainda destacou a importância da rede de articulação dos Institutos. “No desenho do modelo de governança, fica evidente a necessidade do fortalecimento de uma rede de valor articulando o potencial dos vários Institutos de Inovação e Tecnologia que o Senai está estruturando, evitando investimentos isolados de um contexto de habitats de inovação.”, destaca. “Uma rede forte com alianças estratégicas, nos moldes do Fraunhofer Institute e outros reconhecidos mundialmente, é o caminho que estamos construindo.”, informou.
A Fraunhofer-Gesellschaft é uma organização sem fins lucrativos, que conduz pesquisas aplicadas de utilidade direta para empresas privadas e públicas e de amplo benefício à sociedade. É a maior organização de pesquisa aplicada na Europa, com 66 unidades de pesquisa em diferentes locais na Alemanha (32 deles já desenvolvem projetos específicos no Brasil). Com uma equipe de aproximadamente 22 mil pessoas, entre cientistas e engenheiros, trabalha com um orçamento anual destinado à pesquisa de mais de 1,9 bilhões de euros. A Sociedade Fraunhofer é uma das organizações líderes mundiais na elaboração de mecanismos de transferência de tecnologia.
Leia a matéria completa aqui.