Desde a publicação do Edital de Chamamento nº 01/2012, a Fiep vem articulando diversas ações como o objetivo de apoiar a indústria paranaense na estruturação dos Sistemas de Logística Reversa e, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Já em 2012, a instituição articulou junto à SEMA a extensão do prazo para a apresentação da Proposta de Planos Setoriais para a viabilização da Logística Reversa no Estado e possibilitou a construção de uma agenda positiva para a discussão do tema por meio da assinatura do Termo de Compromisso.
A Fiep também articulou a formação de grupos setoriais por cadeias produtivas, representadas por sindicatos patronais, que vêm participando de reuniões para construírem seus Planos de Logística Reversa. Dada a dificuldade para identificação do tipo e quantidade de resíduos gerados, o Senai Paraná foi contratado por algumas cadeias produtivas para realizar o levantamento do tipo e da quantidade de resíduos sólidos gerados, bem como a própria construção de Planos de Logística Reversa.
A Fiep também tem a incumbência de pleitear, junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e demais órgãos públicos, diversos incentivos tributários referentes ao Plano de Logística Reversa, conforme sua Proposta Transversal Tributária (PPT - 164 KB).
Colaborando com o tema, a Fiep, por meio do Conselho do Meio Ambiente, também desenvolveu materiais para facilitar a compreensão do tema Logística Reversa. Acesse.