O associativismo é uma forma de unir esforços, baratear custos e multiplicar novas experiências. Por meio de consultorias e ações oferecidas pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), indústrias puderam aprimorar seus processos produtivos e negócios. Conheça algumas histórias:
Crédito e financiamento
Conhecer as linhas disponíveis, taxas, processos foi fundamental para definirmos a estratégia. (...) Se as perspectivas se concretizarem, a ART deve triplicar as vendas nos próximos dois anos”. Ricardo Menezes, head de Administração e Finanças da Alta Rail Technology.
Foto: Ricardo Menezes
Incubadora
“Com apoio da Fiep, Finep, Sebrae e CNPq desenvolvemos um equipamento médico inovador e construímos uma fábrica piloto. Depois de três anos, a Hi Technologies se transformou em uma indústria médica”. Marcus Figueiredo, CEO da Hi Technologies.
Foto: Marcus Figueiredo
Melhoria contínua
A empresa familiar de marcenaria Virmond, nos últimos anos migrou para o nicho de móveis planejados, e participou de vários programas para diagnóstico de melhoria.
Avanço de gestão
A Flaus começou sua trajetória fabricando materiais específicos. Hoje, a indústria de Sarandi possui mais de 1.500 itens na linha de produção.
O avanço na gestão está ligado à participação no Programa de Melhoria da Competitividade Industrial.
Apoio para crescer
A indústria de reparação mecânica do Beto participou de consultorias que ajudaram a melhorar a parte técnica.