Conselhos Sindicais

5 de abril de 2021

Sistema Fiep elabora nota técnica sobre processos de logística reversa

Compartilhe:

A logística reversa prevê recolhimento, transporte, descarte e reciclagem de bens de consumo de forma adequada, para que sejam convertidos novamente em matéria-prima para a indústria. Mas para que isso funcione, a participação de toda a cadeia produtiva é fundamental.

E com o intuito de esclarecer as responsabilidades das indústrias em relação ao assunto, o Sistema Fiep, a pedido do InPar (Instituto Paranaense de Reciclagem), elaborou a Nota Técnica nº 002/2021. Isso porque, embora existam diversas leis e decretos sobre logística reversa no Brasil – desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê que as indústrias devem recuperar 22% dos resíduos colocados no mercado –, o tema ainda gera dúvidas. Além disso, vários estabelecimentos já receberam ofícios do Ministério Público, em que foram solicitadas evidências sobre a aplicação da logística reversa. Exemplo disso aconteceu com indústrias paranaenses que vendem para o Mato Grosso do Sul, que no início do ano tiveram que comprovar, junto aos órgãos ambientais daquele estado, as ações que realizam.

Sobre o documento

A Nota Técnica nº 002/2021 refere-se à necessidade legal de compensação anual da massa de embalagens inseridas no mercado nacional por meio de sistemas de logística reversa. Para tanto, reforça iniciativas como a Lei nº 12.305/2010, que obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes a estruturarem e a implantarem esses sistemas, mediante o retorno dos produtos e embalagens após o uso pelo consumidor.

Também aborda decretos como o de nº 10.240/2020, voltado a produtos eletrônicos e componentes, e o nº 10.388/2020, com foco em medicamentos domiciliares e suas embalagens. Outro decreto mencionado no documento é o de número 7.404/2010, que prevê responsabilização civil e administrativa, com multa entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, para os casos de descumprimento de obrigações previstas no processo de logística reversa.

O Sistema Fiep recomenda a leitura, na íntegra, da Nota Técnica, que está disponível neste link. 

Para saber mais sobre logística reversa, clique aqui

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.