Conselhos Temáticos e Setoriais

20 de agosto de 2020

Vender por meio de licitação pode ser oportunidade para as indústrias

Compartilhe:

Vender produtos e serviços por meio de licitações pode ser uma boa oportunidade para as indústrias. Se a sua empresa ainda não participa destes certames, pode ser a hora de pensar nesta possibilidade e ampliar as perspectivas de negócios. Órgãos públicos como secretarias, prefeituras, autarquias, Exército e as entidades do Sistema S, por serem auditadas pelas instituições oficiais de controle, só podem realizar compras por meio de processos licitatórios.

Existem também empresas privadas que optam por este tipo de modalidade para efetuar suas aquisições de produtos e serviços, na busca por qualidade e preços adequados. Portanto, é um universo considerável de potenciais clientes que sua indústria pode ter se estiver habilitada para este modelo de venda. Vale destacar que, pela Lei de Licitações, pequenas e micro empresas têm a preferência nas compras de até R$ 80 mil. Ou seja, instituições públicas devem comprar, preferencialmente, de micro e pequenos fornecedores quando as compras totalizarem até este valor. Alguns editais, inclusive, têm reserva de participação exclusiva para empresas de micro e pequeno porte.

É importante alertar que as empresas fornecedoras têm que se adaptar aos prazos de recebimento de pagamentos que, no caso de órgão públicos, podem ser maiores por conta dos trâmites administrativos. Uma alternativa interessante é manter um mix de clientes entre setor privado e público para estabelecer um fluxo de caixa mais estável.

Os industriais do setor do vestuário do Paraná já tiveram um conhecimento sobre o assunto. Na última reunião do Conselho do setor, realizada em junho, por meio de videoconferência, o tema entrou na pauta e o especialista em Licitações do Sistema Fiep, Rafael Delgado, falou sobre a experiência da atuação do Sesi e Senai nesta área. Ele também deu algumas dicas importantes para as indústrias que pretendem entrar neste mercado.

Monitoramento – O primeiro passo é o monitoramento das licitações. E isso é feito pelo acompanhamento dos diários oficiais, onde os editais de licitação são publicados. Para facilitar essa busca, há empresas especializadas que fornecem um serviço de clipagem, de acordo com a área de interesse dos clientes. Normalmente, ao custo de R$ 100 ao mês é possível também contratar serviços que fazem a busca automática dos editais nos diários oficiais por meio de palavras-chave.

Outro passo é fazer a análise do edital, verificar as especificações do produto ou serviço que será adquirido, conferir todos os documentos exigidos para participar do certame e os prazos, que devem ser cumpridos à risca. Há várias modalidades de licitações, como pregão eletrônico, pregão presencial, carta-convite, tomada de preço, leilão, entre outras. Quem define a modalidade sempre é o contratante.

Plataforma - Rafael Delgado explicou que para participar de um processo licitatório é preciso estar cadastrado na plataforma utilizada pelo contratante. O Sistema Fiep utiliza o sistema do Banco do Brasil. O que significa que qualquer empresa que queira fornecer produto ou serviço para as instituições do Sistema Fiep (Sesi e Senai) precisa, necessariamente, estar cadastrada no Sistema do Banco do Brasil.

Para isso, é necessário acessar o atendimento PJ do banco e solicitar a lista de documentos necessários para o cadastro. Existem outras plataformas, como compras.net, por exemplo ou até mesmo plataformas próprias utilizadas por algumas empresas. O interessado deve certificar-se por meio de qual plataforma se dará o processo do qual pretende participar e providenciar o cadastro. Normalmente, o prazo para fazer este cadastro na plataforma pela primeira vez varia de uma a duas semanas. Costuma ter duração de um ano e, na renovação, o prazo é mais curto, cerca de três dias.

Conhecimento técnico - O especialista em licitações do Sistema Fiep explica que participar de processos licitatórios requer conhecimento e pessoal qualificado. “São muitos detalhes que devem ser analisados, documentação que deve ser providenciada e prazos que devem ser cumpridos”, observa. Segundo Rafael Delgado, a empresa que pretende entrar neste mercado precisa designar pelo menos um colaborador de sua equipe para se dedicar a isto. É importante que seja uma pessoa que tenha formação na área de licitações (há vários cursos ofertados no mercado). É necessário que o profissional conheça a fundo a Lei de Licitações e estude, em detalhe, os editais. Além disso, é fundamental que este colaborador tenho o suporte da área jurídica da empresa.

Webinar – Para orientar as indústrias sobre como participar de processos licitatórios e vender para órgãos públicos e instituições do Sistema S, o Sistema Fiep promove no dia 23 de setembro, às 16 horas, o webinar Compras governamentais: como a indústria pode participar. Em breve os sindicatos industriais receberão mais informações sobre como participar e como convocar as indústrias de sua base para a palestra.        

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.