O Sistema Fiep inaugurou a sua 12ª Casa da Indústria, em Arapongas, no Norte do Paraná, no dia 2 de agosto. A unidade abriga os Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima); de Cacau, Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos e Conservas (Sincabima); de Produtos Avícolas (Sindiavipar); e das Empresas de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços do Estado do Paraná (Sineltepar).
A Casa da Indústria é um espaço compartilhado que funciona no modelo de condomínio sindical, viabilizando a utilização por vários sindicatos de estruturas como escritório, salas de reuniões e videoconferência, auditórios. "As Casas da Indústria estão cumprindo com sua finalidade, que é trabalhar de forma integrada, para oferecer estrutura, soluções e serviços de qualidade para os sindicatos. Aqui nesta unidade regional temos uma base muito forte da cadeia produtiva paranaense, do setor de alimentos e de móveis, e daqui eles ficam conectados com as outras 11 casas da indústria espalhadas pelo estado. Assim podem promover ações de convergência e de sustentabilidade com mais vigor daqui para frente", destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.
De acordo com o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, as novas instalações vão facilitar o acesso aos sindicatos. "O fato de ter um espaço compartilhado para a atuação dos sindicatos beneficia não só os associados, mas todas as pessoas que precisam contar com os serviços oferecidos não só aqui na cidade, mas em toda a região. Facilita o deslocamento e agrega todos os serviços juntos numa única estrutura para a população. Sindicatos estão se reinventando e estando mais próximos e acessíveis mostra que estão no caminho certo", afirmou.
O objetivo é estimular a representatividade dos sindicatos e de suas categorias econômicas, propiciar o fortalecimento das indústrias da região, fomentar o associativismo e o crescimento da indústria local, sendo um fórum de defesa de interesses. Entre os serviços oferecidos estão: cursos e capacitações, soluções para o atendimento às necessidades dos sindicatos e comunidade industrial, informações que possibilitam o desenvolvimento de negócios e fomento à criação de parcerias.
Entre os projetos desenvolvidos ou operacionalizados pelo Sistema Fiep, que podem ser acessados pelos industriais nas Casas da Indústria, destacam-se: Programa de Melhoria da Competitividade Industrial e acesso a linhas de crédito e à certificação digital com preços mais acessíveis.
No Estado existem mais Casa da Indústria, que estão localizadas em Maringá, Londrina, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa, Rio Negro e Curitiba.
Com informações do Sistema Fiep.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.