A cada minuto, um milhão de garrafas plásticas são vendidas em todo o mundo. Segundo levantamento feito pela Euromonitor em 2017, por ano consumimos cerca de 500 bilhões delas. Visando reduzir números como esse, grandes marcas como Pepsi e Coca-Cola estão lançando alternativas.
A Pepsi anunciou a substituição das garrafas de plástico da água Aquafina por latas de alumínio a partir do ano que vem. A novidade chegará primeiro nas redes de fast-food, lanchonetes e restaurantes e por último aos supermercados. Segundo a companhia a medida eliminará 8 mil toneladas de plástico e reduzirá em 11 mil toneladas a emissão de gases do efeito estufa.
"Lidar com o lixo plástico é uma das minhas principais prioridades e aceito esse desafio pessoalmente", disse o presidente-executivo da PepsiCo, Ramon Laguarta. "Estamos fazendo a nossa parte para resolver o problema, reduzindo, reciclando e reinventando nossas embalagens".
A principal concorrente da Coca-Cola Brasil também está realizando mudanças em seus produtos. No ano passado, cerca de R$ 100 milhões foram investidos em garrafas de PET retornável em suas marcas de refrigerantes. Agora, como todas as garrafas estão com o mesmo formato, a cada volta à fábrica a embalagem 100% reciclável poderá ser envasada e receber um rótulo de papel destacável de qualquer produto da Coca-Cola Brasil.
A companhia afirmou também que se comprometerá em usar somente embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025, além de produzir novas garrafas de plástico usando 25% de material reciclado.
Com informações Coca-Cola Brasil, Exame.com e IstoÉ Dinheiro.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/