clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

A Nestlé criou um material capaz de substituir as embalagens plásticas flexíveis. O papel com revestimento de polímero é impermeável e resistente – o suficiente para passar pela linha de produção e ser transportado sem rasgar. A vida útil dos produtos é a mesma do plástico, cerca de nove meses. Segundo a empresa, o material é 100% reciclável e se degrada depois de seis meses na água.

A nova embalagem estreia nas barras de cereais da marca YES! e do chocolate KitKat. Inicialmente a embalagem será utilizada para as barrinhas em países da Europa, mas deve chegar em breve ao mercado global. Os invólucros trazem a mensagem “cuidadosamente embrulhada em papel”. Para que o material fosse viável, a Nestlé teve de adaptar os equipamentos existentes na sua linha de envase sem comprometer a velocidade com que as barras podem ser acondicionadas. O novo sistema de embalagem aumentou os custos de produção. A barrinha custa cerca de 50% mais que as concorrentes.

A embalagem também será usada no Japão, em cinco versões do KitKat ‘mini’. O design proposto pelas embalagens incentiva os consumidores japoneses a resgatarem seu amor centenário pelo origami. De acordo com a Nestlé, o objetivo é transformar embalagens que seriam descartadas em objetos que resgatem valores e desejos tradicionais japoneses. Além disso, a expectativa da empresa é de que a redução de plástico chegue a até 380 toneladas por ano.

A companhia diz que não pretende patentear a inovação, permitindo que outras empresas adotem o material a partir de abril de 2020. “Não é do nosso interesse segurar isso. Queremos que a indústria use papel”, afirma o líder mundial de pesquisa e desenvolvimento de produtos de confeitaria da Nestlé, Jas Scott de Martinville.

O CEO da Nestlé, Mark Schneider, diz que a substituição do plástico pelo papel nas embalagens era uma necessidade global urgente. “Estamos determinados a olhar para todas as opções para resolver esse complexo desafio e abraçar múltiplas soluções que podem ter impacto agora. Acreditamos no valor dos materiais recicláveis e compostáveis à base de papel e polímeros biodegradáveis, em especial quando não existe infraestrutura de reciclagem”, afirmou o executivo.

Esse pode ser considerado um dos primeiros passos da empresa para atingir sua meta de embalagens 100% recicláveis e reutilizáveis até 2025.

Com informações da Embalagem Marca e Razões para Acreditar.

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