Já parou para pensar quantos frascos de xampu e condicionador são usados e descartados ao longo de uma vida? Segundo pesquisa desenvolvida por Mi Zhou, estudante de pós-graduação da Central Saint Martins (importante escola de artes de Londres), estima-se que um único indivíduo use cerca de 800 embalagens de xampu ao longo da vida. Dados da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos também alertam para esse elevado consumo de embalagens de plástico, e que um terço de todos os resíduos descartados em aterros vem de produtos de cuidados pessoais.
Atualmente, muito se fala sobre a necessidade de redução da quantidade de plástico que usamos no nosso dia a dia – não é à toa, afinal, a poluição causada por esse tipo de material, sobretudo nos oceanos, é preocupante.
Todos esses dados serviram de inspiração para Mi Zhou, que criou o projeto Soapack. A iniciativa utiliza sabão produzido a partir de óleos vegetais para desenvolver frascos de artigos de higiene pessoal. Uma fina camada de cera de abelha é usada para fazer uma impermeabilização – assim, o conteúdo das embalagens não as dissolve.
Além de agredir menos o meio ambiente, o resultado foi um design único. Em entrevista ao site Dezeen, Mi Zhou explicou que pinta os objetos com pigmentos de minerais, plantas e flores. Quando o produto acaba, há a opção de ele ser aproveitado para decoração. Ou então, de usá-lo como um sabonete.
Com informações da Capricho.
Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/especial/boletins-setoriais/12/.