Entre tantas outras características, a geração millenials tem a tendência de escolher produtos que não agridam o ambiente. Isso tem feito novos mercados ganharem força, já que a geração dos nascidos a partir de 1999 será o maior grupo de consumidores do mundo até 2020, atingindo um total de 2,6 bilhões de pessoas, segundo estimativas.
Exemplo desse crescimento de novos nichos de mercado são as feiras NaturalTech e Bio Brazil Fair, especializadas em produtos naturais e orgânicos. Na metade de 2018 durante as duas feiras foram lançados cerca de 1,5 mil itens de 500 marcas diferentes em São Paulo. De acordo com a empresa que organiza esses eventos, o mercado dos orgânicos brasileiro movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano, com crescimento anual médio de 20%. Estima-se que no mundo o setor tenha movimentado pelo menos US$ 10 bilhões só em 2015.
A previsão, do Grand View Research Inc é de que os gastos com produtos orgânicos relacionados ao cuidado pessoal cheguem a US$ 25 bi por ano em 2025. Hoje, os principais mercados estão na América do Norte (35%), seguido pela Europa (24%). Mas, segundo a instituição, Brasil, China e Índia são vistos como alvos potenciais dos cuidados orgânicos (o que engloba cosméticos, incluindo produtos para o cabelo e para a pele, além de itens para higiene bucal).
Acompanhando a tendência, empresas de cosméticos investem em insumos certificados e na divulgação de procedimentos éticos. "Os millenials leem rótulos e embalagens procurando informação sobre ações sustentáveis da marca e ingredientes naturais", afirmou Maya Colombani, diretora de sustentabilidade da centenária multinacional de origem francesa L'Óreal, à Folha de S. Paulo.
Busca por certificações
A Cativa Natureza foi a primeira rede de lojas no Brasil a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados. A marca paranaense busca difundir o conceito de cosméticos livres de substâncias agressoras à saúde e ao meio ambiente e não utiliza espécies de frutas e flores em extinção. Os processos de produção, extração e processamento de matérias-primas são rastreados e certificados por renomados institutos nacionais e internacionais, como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o ECOCERT.
A linha da Cativa Natureza inclui mais de 120 itens entre produtos de higiene pessoal, maquiagem, loções, sabonetes, shampoos, linha anti-idade, antiacne e para peles delicadas - aí entram pessoas extremamente alérgicas, com intolerância a glúten, que fazem uso de quimioterápicos ou que sofrem com dermatites de origem emocional.
Com informações da Folha de São Paulo e Cativa Natureza.
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