O Brasil ocupa o 4° lugar no ranking de países com maior número de acidentes de trabalho. De 2012 a 2017 foram registrados quase 4 milhões de doenças e acidentes ocupacionais, gerando um gasto superior a R$ 26 bilhões, somente com despesas previdenciárias, e 315 milhões de dias de trabalho perdidos, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.
Além das significativas perdas no âmbito social e econômico, a implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) evidenciou a importância de manter os dados de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) sempre atualizados e de se estabelecer no País uma real cultura de prevenção de acidentes e promoção da saúde.
Embora representem menos de 10% do total de dados a serem transmitidos ao eSocial, os eventos de SST têm gerado grande parte das reclamações e dúvidas de empresas, assim como mudanças de leiautes e postergações de prazos na implantação do sistema. As dificuldades encontradas pelos empregadores no envio dos dados refletem a falta de um modelo adequado de gestão e de ações mais efetivas na área de segurança e saúde.
As informações relativas à SST, que deverão ser enviadas pelas empresas a partir de julho deste ano, irão indicar as condições de trabalho e os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, dentre outros dados. Até o momento, o eSocial possui 24 milhões de trabalhadores inscritos e a expectativa do governo é de que esse número chegue a 46 milhões.
Sesi Viva+ atende exigências do eSocial e auxilia na gestão das informações de SST
Investir e implantar um comportamento preventivo no que diz respeito à segurança e saúde do trabalhador não é uma tarefa fácil para a indústria. Além de ações para promover a seguridade no ambiente laboral, para manterem-se competitivas as empresas devem buscar novas formas de reduzir custos e aumentar a produtividade.
Atento às necessidades da indústria, o Sesi no Paraná lançou a plataforma digital Sesi Viva+, que permite aos gestores conhecerem melhor os riscos, as áreas críticas e os processos que necessitam de mais atenção, proporcionando ganhos para a empresa e para os trabalhadores.
O Sesi Viva+ possui ferramentas para a gestão efetiva dos afastamentos, certificação de trabalhadores e de sua cadeia de fornecedores, indicadores de gestão para SST, alertas sobre processos e conformidades com os programas legais, prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional.
A plataforma centraliza, em um único ambiente digital, dados de segurança e saúde, bem como do estilo de vida do trabalhador da indústria, gerando informações qualificadas e estruturadas, que facilitam o atendimento às demandas legais e a tomada de decisão nas empresas.
Saiba mais sobre a plataforma Sesi Viva+ e as soluções em Segurança e Saúde do Sesi no Paraná: www.sistemafiep.org.br/segurancaesaude .