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O Sebrae-SP realizou uma pesquisa para descobrir as principais tendências do setor de alimentação. A consultora da instituição, Karyna Muniz, afirma que as empresas devem estar de olho não apenas no produto e conceito, mas também na gestão para superar a crise. É preciso buscar inovação e ter um plano de negócios em constante evolução.
Conheça algumas tendências que são destaque:
Comidas saudáveis - Tendência em todo o mundo, o segmento acompanha a busca do consumidor em se alimentar melhor, aderindo aos ingredientes locais e sustentáveis. Nesse tema, também há espaço para produtos com maior valor agregado.
Conveniência - a praticidade é a chave para conquistar os clientes, segundo a consultora. “Mesas coletivas, restaurantes sem garçom e entrega rápida da refeição tendem a dar certo. Mas, é claro, por mais que seja rápido, o restaurante tem que ser aconchegante e eficiente.”
Otimização de processos - Uma forma de aumentar a agilidade dos serviços é otimizar os processos dentro da cozinha. Para isso, é preciso adotar tecnologias capazes de aumentar a produção.
Mudanças de hábito - acompanhar as alterações nos hábitos de consumo dos clientes é essencial. Em um momento de crise, é interessante oferecer opções mais baratas e ao alcance do consumidor.
Novos consumidores - Estar atento aso desejos dos jovens também é importante. Para esse público refeições “tradicionais” nem sempre são o mais importante. É preciso conhecer o cliente.
Com informações do Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios e da Abip