SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Resultado do Concurso Mestre Cuca será divulgado no dia 25 de novembro

Premiação contou com a participação de cerca de dois mil alunos dos colégios Sesi do Paraná

clique para ampliarAs melhores receitas do doce serão conhecidas no dia 25 de novembro. (Foto: Divulgação)

O Sipcep, em parceria com o Sesi e a indústria Novozymes, divulgará no dia 25 de novembro os vencedores do Concurso Mestre Cuca, que irá escolher as melhores receitas apresentadas durante o concurso da cuca, um bolo tradicional e delicioso, muito popular no Paraná. Ao todo, participaram das oficinas de aprendizagem Mestre Cuca cerca de dois mil alunos dos colégios Sesi espalhados pelo Paraná.

Após a fase classificatória, será realizada ainda no dia 10 de novembro a Fase Regional, com a participação de 37 Colégios Sesi de todas as regionais do Estado. O processo irá selecionar os finalistas de cada uma das grandes regiões: Curitiba e região metropolitana; Norte; Noroeste; Oeste/Sudoeste e Campos Gerais, que irão para a disputa no dia 25.

De acordo com Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, da Gerência de Educação do Sesi no Paraná, além de valorizar a arte culinária e da panificação, o objetivo é que os estudantes possam compreender e difundir o uso da inovação, marketing e biotecnologia na fabricação de massas saudáveis. O concurso também visa o reconhecimento da identidade gastronômica do Paraná.

“Como na indústria de panificação existe uma demanda cada vez maior por produtos diferenciados e naturais, resgatar os aspectos culturais de consumo da cuca pelos paranaenses e estimular a produção de massas saudáveis, considerando os aspectos de sua produção artesanal, torna-se um diferencial no mercado”, explica Jacielle.

Para a especialista em educação, essa é uma forma de valorizar e resgatar os valores e identidades paranaense. “O Sesi vê neste projeto uma forma de valorizar a cultura local, resgatando as contribuições históricas dos imigrantes europeus e os aspectos artesanais de produção de alimentos saudáveis, nutritivos e saborosos aos diversos paladares. Ao mesmo tempo, há um novo olhar para a indústria da panificação e seus produtos, como a cuca, de forma a entender sobre como influenciam a sociedade, tecnologia e cultura da nossa região”, completou.

Cursos movimentam Sipcep em setembro e outubroJustiça acata pedido da Fiep e Piraquara não tem feriado no dia 20 de novembro