SIPCEP

Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Cursos movimentam Sipcep em setembro e outubro

Programação do Centro de Formação do sindicato continua intensa em novembro

clique para ampliarPanificadores participam do curso de panetones e produtos natalinos durante o mês de outubro (Foto: Divulgação)

Uma série de cursos movimentou o Centro de Formação de Mão de Obra Loibe de Oliveira no Sipcep nos últimos dois meses. Em outubro ganhou destaque o curso que tratou de Panettone e Produtos Natalinos, ministrado pelo chef boulanger Javier Vara.

O mestre apresentou inúmeras técnicas de diferentes mestres e escolas europeias e reforçou a necessidade para que os donos de panificadoras voltem a oferecer produtos de receitas próprias, oferecendo originalidade e surpreendendo o consumidor. Entre os produtos fabricados junto aos alunos estavam receitas regionais da Espanha, roscas de Natal, rosca de Reis, stollen, massa folhada com creme de amêndoas e panetones, entre outras.

O curso, que teve carga horária de uma semana, conquistou os alunos. Para Eduardo Henrique Engelhardt, da Padaria América, a originalidade e criatividade são as melhores formas de vencer a concorrência desleal. “O curso reforça e com muita razão que a prioridade das padarias é ter receitas originais e diminuir o uso da pré-mistura. Essa a meu ver é a melhor maneira de concorrer com os supermercados e postos de gasolina. Eles sim usam a pré-mistura. Já nós temos obrigação de aumentar a qualidade dos produtos da nossa padaria e oferecer algo melhor ao cliente”, defendeu.

Proprietário da panificadora Brioche, em Curitiba, Jefferson Miara, que acumula 26 anos no setor, destacou as técnicas refinadas que agregam valor aos produtos. “Aqui temos conhecimento das farinhas, como hidratar bem essa matéria-prima, como incorporar as gorduras. Aqui no Brasil eu desconheço um curso com esse nível de profundidade de conhecimento como este. A padaria é quase uma ciência exata e temos que admitir que ainda conhecemos muito pouco”, afirmou o empresário.

“É uma enorme satisfação ter esse retorno dos nossos alunos, nesse caso os donos da padaria que estão dando credibilidade ao nosso esforço de oferecer uma capacitação de alto nível. Tenho certeza que estamos formando uma nova cultura dentro do setor e isso vai refletir na qualidade dos produtos de forma mais rápida que o previsto”, comemorou o presidente do Sipcep, Vilson Felipe Borgmann.

“O Natal é uma data sacra e muito comemorada pelas famílias. Basta resgatar as receitas dos bolos e outros produtos guardados e, claro, produzir receitas mais complexas para a padaria”, ensina o mestre Javier Bara. O curso contou com o apoio das empresas Importadora All Food, Prodipani, Barry Callebaut, Ramalhos Brasil e Europan.

Setembro

Um dos destaques foi a o curso de massas folhadas e brioche, também ministrado pelo chef boulanger espanhol Javier Vara no início de setembro. Ele falou sobre a importância do uso de matérias-primas de boa qualidade, como a manteiga, para um resultado final de excelência do produto.

Javier Vara também destacou a importância da presença do panificador junto ao processo produtivo. “O mundo da confeitaria está mudando a passos agigantados no Brasil. A tendência é que os donos de padaria, como já acontece na Europa, saiam do escritório onde comandam os negócios através de uma câmera e assumam posição mais próxima na produção. Isso vai fazer toda a diferença. Iniciativas como esta do Sipcep, vão ajudar muito nesse processo”, afirmou elogiou.

Brioche e Massas Doces foram os temas de outro curso durante o mês, ministrado por Eldon Strey entre os dias 26 e 28 de setembro. O instrutor se surpreendeu tanto com o interesse da turma como com os resultados. “Muitos deles já começaram a fazer os produtos antes mesmo do curso terminar. Já fizeram, o patrão já aprovou e alguns já colocaram no balcão pra venda”, afirmou Strey.

Para Borgmann, o avanço e melhoria da qualidade dos produtos é a meta do Centro de Formação. “É esse retorno positivo e produtivo que estamos buscando com os nossos cursos. Oferecemos o aprendizado das melhores técnicas para que depois isso seja multiplicado nas padarias. É toda uma mudança de conceitos e paradigmas para a produção visando a um nível superior de qualidade”, avaliou.

Próximos cursos

Confira a programação para novembro:

04 de novembro - Boas práticas com manipulação de alimentos

07 a 09 de novembro - Panetones e produtos natalinos

28 a 30 de novembro - Elaboração e decoração de tortas

Para inscrições e mais informações, os interessados devem procurar diretamente o Sipcep.

Com informações da assessoria de imprensa do Sipcep

Campanha Pão sem Imposto em homenagem ao Dia Mundial do Pão é sucessoResultado do Concurso Mestre Cuca será divulgado no dia 25 de novembro