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Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte

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Associada ao Sinveste Cianorte, fabricante de jeans investe em tecnologia para controlar o estoque

Com o trabalho automatizado, a indústria aumentou o lucro e melhorou sua rotina em diversos aspectos

Reduzir a margem de erros e de custo e ainda proporcionar mais agilidade ao processo e à rotina de trabalho. Estes são alguns dos maiores desafios enfrentados pela indústria do vestuário, além de ser um dos maiores desejos de qualquer empresário. Apostar e investir em métodos inovadores pode ser a melhor solução para este entrave.

Foi pensando desta forma que a Mackvanny, fabricante de jeans infantil e adolescente associada ao Sinveste Cianorte, promoveu uma mudança que tem aumentado a competitividade da indústria e gerado outros tantos benefícios.

A marca automatizou o controle de estoques por meio de um sistema de radiofrequência, clamado RFID. De acordo com o diretor da confecção, Samir Abdayem, com a utilização do software há um controle mais preciso no faturamento. "Evitamos erros e divergências de informações", afirma.

Com o novo sistema, cada peça recebe uma etiqueta (tag) com um código de barras, na qual ficam todas as informações necessárias dos jeans, como o modelo, a cor, o tamanho e características do acabamento. O RFID faz a leitura destes códigos dos produtos, que ficam em caixas lacradas, e disponibiliza automaticamente os dados no sistema de faturamento e também para o distribuidor que receberá a encomenda.

Antes da implantação do sistema, era necessário que trabalhadores fizessem a contagem e conferência de todo o material que deveria ser enviado. "Quando havia erro era necessário refazer a nota fiscal e todo o sistema de faturamento. Agora, nós evitamos deslocar pessoas só para fazer a contagem e conferência dos produtos, zerando o erro humano", afirma o diretor.

Atualmente, a confecção trabalha com três grandes distribuidores, que são: Brascol, Liderança e Comar. Estes são responsáveis por 80% das vendas da fabricante. O restante fica por conta de dez atacados menores. "O foco em grandes distribuidores com lotes maiores de produtos nos permite reduzir custos com expedição e manter o preço baixo devido à escala", diz Abdayem.

O sistema inovador foi implantado no fim de 2015 e, de acordo com o diretor da indústria, a estratégia fez o ano terminar com um crescimento de 5% no faturamento.

Com informações GBL Jeans Report

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