SINQFAR

Sinqfar fecha convenções coletivas

Negociações foram encerradas nas cidades de Curitiba, Jussara e Maringá

clique para ampliar clique para ampliarResultados dos acordos atendem às necessidades de ambas as partes (Foto: Divulgação)

O Sinqfar já encerrou as negociações das Convenções 2012/2013 com as cidades de Curitiba, Jussara e Maringá, no Paraná. Para o presidente do sindicato, Marcelo Ivan Melek, o diálogo com os sindicatos laborais se deu em alto nível. "Foram várias tratativas, mas tudo foi debatido com respeito mútuo e, por isso, temos um resultado que atende aos anseios de ambas as partes", afirma. A CCTs já acordadas foram enviadas na íntegra às empresas associadas.

A abertura do processo de negociação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) em 2012 se deu após o II Fórum de Negociação Coletiva, realizado no dia 13 de agosto pelo Sinqfar. O evento contou com expressiva participação das empresas associadas e foi considerado pelos participantes como fundamental para um desfecho satisfatório

Durante o Fórum, foi apresentado um histórico das Convenções anteriores, bem como foram realizadas diversas palestras. Uma delas foi da economista da Fiep, Maria Cecília Flores Cordeiro, que detalhou o panorama das cadeias produtivas dos setores químico, farmacêutico e de cosméticos, além de dados do atual contexto econômico do setor no Paraná e no Brasil.

Um produtivo debate encerrou as atividades do evento, destacando a cláusula inédita que consta nas CCTs negociadas pelo Sinqfar desde 2011 e que impede tratativas diretas entre os sindicatos laborais e empresas sobre os índices já reajustados após o fechamento da CCT. Todo o conteúdo tratado durante o encontro forneceu o suporte técnico necessário para a assembleia geral do dia 22 de agosto, que abriu os processos de negociação.

O Fórum foi coordenado pelo segundo ano consecutivo pela responsável do Departamento Jurídico do Sinqfar, Cassiana Frazão Melek. Participou também o gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Milton Bueno.

Associada recebe medalha de Mérito IndustrialGoverno eleva Imposto de Importação de fármacos