SINQFAR

Indústria japonesa vai investir no Paraná

Executivos de empresa de equipamentos hospitalares se reuniram no Japão com o presidente da Fiep, Edson Campagnolo

Uma indústria japonesa de material hospitalar, responsável pelo desenvolvimento de equipamentos que revolucionaram a medicina oriental nas últimas décadas, está finalizando sua estratégia de investimentos para se instalar no Paraná.

Os últimos contatos foram feitos no Japão entre executivos da empresa e o presidente da Fiep, Edson Campagnolo. A Fiep participou de uma comitiva paranaense que visitou Tóquio para encontros com diversas empresas japonesas que pretendem instalar unidades no Brasil. A indústria da área hospitalar marcou visita à Federação em março. O nome da empresa foi mantido em sigilo.

"Trata-se de uma empresa de alta tecnologia em equipamentos hospitalares, fundada por pesquisadores com 50 anos de serviços prestados ao Japão", contou Campagnolo. "Eles pretendem produzir unidades, registrar novas patentes e transferir tecnologia para o Brasil", acrescentou.

Energia e reciclagem - Além dessa indústria, há negociações avançadas com empresas de energia renovável e eficiência energética e de reciclagem de resíduos sólidos. Para essas indústrias, o presidente da Fiep fez uma palestra sobre o Paraná e a indústria do Estado. "Após as catástrofes naturais que atingiram o Japão nos últimos anos, muitas empresas estudam implantar unidades fora do país. E o Brasil está na lista dos investimentos", explicou Campagnolo. Por questão de estratégia e de sigilo comercial, os nomes das indústrias e os detalhes de investimento, produção e geração de empregos ainda não serão divulgados.

A comitiva paranaense que esteve no Japão foi composta por 15 integrantes, representantes do Governo do Estado, Copel, Itaipu e Lactec, além de profissionais de quatro empresas privadas paranaenses. O convite para organização da missão partiu do governo japonês, por meio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná. Em dezembro, uma comitiva japonesa visitou o Estado, inclusive participando de rodadas de negócios na Fiep.

Entre as atividades do grupo paranaense, houve a participação em um workshop com o tema "Eficiência Energética, Conservação e Edificações Sustentáveis", com palestra do presidente da Fiep. A comitiva fez visitas técnicas a indústrias e laboratórios voltados à geração de energia solar, eólica e obtida a partir de resíduos. O grupo também visitou a ENEX 2012, uma das principais feiras de eficiência energética do Japão.

Anvisa quer ampliar setor de genéricosSinqfar define ações de 2012