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Por Laura Knapp
Na França do século 18 a água termal já era usada nos cosméticos e o francês Joel Ponte imaginou que no Brasil, um dos maiores consumidores de cosméticos do mundo e dono do maior reservatório de água potável mundial, poderia ser possível fazer produtos com princípios hídricos. No caso, a água mineral. "A hidrodiversidade do país é interessante, e ele me contratou para avaliar vários depósitos", diz Débora Pedroso, sócia e diretora científica da PuraInova.
Isso foi em 2009. Depois de diversas pesquisas, chegou-se à conclusão de que a composição da água mineral da Serra do Japi, em Jundiaí (SP), seria a melhor para dar início ao desenvolvimento dos cosméticos da empresa. A PuraInova é a primeira no Brasil a utilizar água mineral em seus produtos. Além de sua composição, a água do reservatório do Japi tem vazão suficiente para aguentar um crescimento estratosférico das vendas da empresa, garante a diretora científica. Os primeiros produtos foram lançados no final de 2010.
Em contato com a água mineral, a renovação das células é ampliada. Isso ajuda a retardar o envelhecimento da pele, pois sua renovação acontece de forma mais rápida e a aparência, como consequência, fica mais bonita. Os produtos também contêm estrôncio, que reduz a irritação da pele, segundo estudos, permitindo o uso por aqueles que tem problemas com outros cosméticos.
Os primeiros produtos da PuraInova chegaram ao mercado no final de 2010. O presidente Joel Ponte prevê que, daqui a quatro ou cinco anos, a empresa esteja entre as cinco primeiras no país. A política de inovação constante, afirma, tem sido percebida tanto pelos dermatologistas quanto pelos consumidores. "'Há espaço para isso", diz.