SINQFAR

Grupo Pão de Açúcar amplia mix de produtos em suas farmácias

Fabricantes locais de cosméticos e perfumaria terão concorrência ampliada com mais oferta de grandes marcas

O Grupo Pão de Açúcar está reestruturando suas farmácias. A rede Extra aumentará as vendas nas farmácias existentes nos hipermercados, além de reforçar o mix de produtos, especialmente no ramo de perfumaria e beleza. Um projeto-piloto já foi implantado em algumas unidades. Nas 15 lojas modificadas, as vendas cresceram mais de 50%. Em Curitiba, duas lojas foram ampliadas recentemente. Isso significa mais concorrência para os produtos locais, que normalmente não têm espaço nas prateleiras das grandes redes.

A empresa pretender aplicar o novo modelo em todos os estabelecimentos. Segundo a companhia, com as alterações, as drogarias - que ofereciam, em média, 7 mil itens - passam a vender 9 mil produtos, incluindo medicamentos, perfumaria e beleza, produtos de cuidado pessoal e também equipamentos para controle e diagnóstico.

"Nestas redes, o que prevalece são os produtos de grandes marcas. Isso quer dizer que vai aumentar ainda mais a oferta destes produtos", afirma Maria Cecília Flores Cordeiro, economista do setor de Coordenação de Desenvolvimento da Fiep. "A indústria local tem pouco acesso a este tipo de estabelecimento. Basta observar as prateleiras destas farmácias, geralmente dominadas por marcas multinacionais", completa.

Para Maria Cecília, é um sinal para as indústrias locais, principalmente as do setor de cosméticos e perfumarias, aproveitarem a oportunidade para se unir e fortalecer suas marcas diante desta concorrência. A sugestão da economista são as capacitações de apoio às micro e pequenas empresas do setor, como o Programa de Desenvolvimento Setorial de Cosméticos, oferecido pela Fiep em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).

No Paraná, as duas drogarias localizadas nas lojas Extra da capital também passaram pelo processo de readequação para a melhoria do atendimento aos clientes e a extensão da linha de perfumaria. Em agosto deste ano, a drogaria da loja Extra Kennedy dobrou o tamanho de sua estrutura após a reforma e mudou sua localização: hoje, está situada na frente do estabelecimento. O Extra do Alto da XV também ampliou o espaço da drogaria da loja durante a reforma, que foi concluída no final de outubro. De acordo com o gerente regional Hamílton Vianna, a expectativa é de que as lojas paranaenses também cresçam mais de 50% em vendas, seguindo a estatística das lojas de outros Estados.

Yakult desiste de vender cosméticos e fecha fábrica no BrasilPresidente da Anvisa confirma presença em reunião no Paraná