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Cimed entra em nutrição e cosméticos

06 de setembro de 2011

Empresa de medicamentos acredita que segmento deve crescer com melhora de renda das classes C e D e ampliação de pontos de venda

De olho no mercado de medicamentos que não precisam de receito (OTC), que responde por quase um terço das vendas em farmácias, o Grupo Cimed, que existe há 34 anos, resolveu diversificar.

Investiu R$ 3 milhões na sua divisão de nutracêuticos, suplementos nutricionais, produtos de higiene pessoal e cuidados para rosto e corpo.

E espera que aumente em 20% o faturamento da empresa nos próximos dois meses.

A estratégia é iniciar já a campanha e colocar nas gôndolas nos próximos meses a nova linha composta de mais de 40 bens de consumo e entrar forte nas grandes redes de farmácias e supermercados. A empresa estabeleceu negociações com Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar, cujas drogarias já são abastecidas pelo Cimed. No portfólio, o Grupo trará itens como suplementos para atletas, vitamínicos e minerais, energéticos sob a forma de shakes, chás, cápsulas e gel; e, no segmento de cosméticos, produtos como sabonetes íntimos femininos, repelentes, desodorantes para pés, produtos para a higiene bucal, protetores solares e hidratantes de pele.

O presidente do Cimed, João Adibe, sabe que é uma linha nova para uma indústria farmacêutica tradicional, mais conhecida por medicamentos antigripais, anti-inflamatórios e analgésicos; e, mais recentemente, pelos genéricos. Mas acredita que a inclusão social leva as pessoas das classes C e D que melhoraram sua renda a se preocupar mais com a pele ou com o cabelo.

Outro ponto a favor é a RDC 44/09, resolução da Anvisa que dispõe sobre a colocação dos remédios isentos de prescrição atrás do balcão. Com isso, os medicamentos que não necessitam de receita ganharam novos espaços nas gôndolas que o Grupo Cimed pretende aproveitar.

"Somos a única indústria do setor com distribuição própria e centros em todo o Brasil, o que possibilita a pulverização nos pontos de vendas", afirma.

"Conseguimos assim preços mais agressivos nas farmácias." A empresa faturou R$ 300 milhões em 2010 e a projeção para 2011 é de um aumento de 40%, chegando a R$ 420 milhões. Adibe ressalta que os medicamentos continuam a ser o produto principal do Grupo, que hoje é constituído pelo Cimed, que atua nas linhas com e sem prescrição), higiene pessoal e hospitalar; Neckerman do Brasil; Nutracom; Instituto Claudia Marques de Pesquisa e Desenvolvimento e Cimed Esporte Clube, time brasileiro de vôlei. A empresa conta hoje com 300 produtos.

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