SINQFAR

Paraná é o terceiro polo de cosméticos do Brasil

Grupo Boticário, Realgem's e Tricofort se destacam no setor, que apresentou crescimento de 12,6%

clique para ampliar Fábrica do Grupo Boticário (Foto: Gilson Abreu/Fiep)

O Paraná é, hoje, o terceiro Estado do País com maior número de empresas do setor cosmético, ficando atrás somente de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2010, o setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumes teve um crescimento de 12,6%, número que coloca o Brasil no ranking como segundo maior consumidor destes produtos no mundo, perdendo apenas dos Estados Unidos. Neste cenário, várias empresas paranaenses têm se destacado, entre elas três indústrias associadas ao Sinqfar: Grupo Boticário, Realgem's e Tricofort.

O Grupo Boticário é reconhecido por lançar tendências no setor, como fez com as vendas diretas. Hoje, a indústria é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 3.020 lojas no Brasil, divididas entre cerca de 900 franqueados. A rede de lojas gera, aproximadamente, 16 mil empregos diretos e indiretos no País. No mercado internacional, a marca está presente em sete países, com aproximadamente 100 pontos de venda e 65 lojas exclusivas.

A Tricofort, com sede em Colombo, é outro exemplo do crescimento no setor. Presente há mais de 30 anos no mercado de cosméticos brasileiro, a empresa desenvolveu uma linha completa de produtos capilares e, graças a qualidade de seus produtos, já ultrapassou fronteiras e está presente presente há mais de 10 anos no exigente mercado europeu e, recentemente, no mercado aficano. A indústria comercializa 150 produtos da linha de cosméticos, empregando 50 funcionários, e já visa a ampliação do negócio ainda em 2011, com planos de aumentar a exportação de 30% para 50% da produção.

Já a Realgem's, instalada na Região Metropolitana de Curitiba, que também atua na área de cosméticos, produz 48 milhões de unidades/ano, emprega 108 pessoas e distribui seus produtos para cerca de quatro mil clientes. A empresa é, hoje, a maior fornecedora do segmento para redes hoteleiras do País, conta com três plantas industriais focadas na qualidade dos serviços e produtos, e busca sempre investir nos melhores equipamentos para produção de sabonetes, cosméticos e acessórios.

Sinqfar defende homologação de acordos extrajudiciais trabalhistasMelek participa de Congresso em Istambul