Londrina sediou o maior evento de empreendedorismo do mundo, o Startup Weekend, de 14 a 16 de agosto. Na ocasião, 120 empreendedores interessados em startups e mentores, que são designers e programadores, se encontraram para debater sobre a formação de novos negócios.
O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores cuja missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de oito mil startups foram criadas em eventos realizados em cerca de 100 países. Trata-se de um evento de imersão, durante um final de semana, no qual os aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Também foi uma oportunidade para compartilhar ideias, conhecer novos parceiros e lançar startups.
Em Londrina, o Startup Weekend contou com a formação de equipes em torno das melhores ideias, determinadas por votação. Daí em diante, foram 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana terminou com a apresentação dos projetos com potencial de sucesso e, mais uma vez, os participantes receberam o feedback dos mentores.
O evento foi patrocinado pelo Sebrae/PR. Fabrício Bianchi, consultor do entidade e gestor de projetos relacionados às startups no norte do Paraná, explica que startups são empresas inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade, que procuram desenvolver um modelo de negócio escalável e repetível. Segundo ele, esse modelo de negócio é uma tendência em todo o mundo.
“Por essa razão, as startups fazem parte de uma das linhas estratégicas de atuação do Sebrae/PR, o que significa que a entidade realiza ações e disponibiliza recursos com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento dessas empresas inovadoras. Patrocinar um evento como Startup Weekend é uma forma de ampliar a rede de contatos dos empreendedores da região e de contribuir com a criação e crescimento sustentável dos empreendimentos”, diz.
Campeã
Na competição de novos negócios, o projeto Horta na Porta ficou em primeiro lugar entre 52 ideias que foram apresentadas durante o evento. A concepção do negócio é duas nutricionistas de Brasília que comprovaram para os londrinenses que encomendar frutas e verduras pela internet é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro. Durante o Startup Weekend, que aconteceu no último final de semana, os integrantes do Horta na Porta produziram um site, lançaram a ideia nas redes sociais e, experimentalmente, venderam seis kits.
O professor universitário Cristiano Teodoro Russo é um dos integrantes da equipe Horta na Porta e relata que os oito futuros sócios pretendem levar o projeto adiante. Para isso, será necessário analisar melhor a viabilidade do negócio. “Temos 100 horas de consultorias com o Sebrae/PR e queremos utilizá-las para fazer um plano de negócios. Também já estamos estudando um fluxograma para saber o que será preciso para abrir a empresa, os custos com os fornecedores, o registro da marca e também o contrato social”, conta.