A Fiep encerrou no dia 20 de maio as comemorações referentes à Semana da Indústria no interior do estado. Assim como já havia ressaltado nas demais regiões, o presidente da entidade, Edson Campagnolo, reforçou a necessidade de que o empresariado e a sociedade em geral participem mais ativamente da vida política, e convidou a todos a se engajarem na campanha Vote Bem, que a Fiep relança em 2016. Na região Norte, a federação também homenageou com a medalha do Mérito Industrial os empresários Alberto Rapcham e Sebastião Ferreira Martins.
Na opinião de Campagnolo, apesar do ambiente econômico e político instável no país em 2016, a Semana da Indústria mostrou a motivação dos industriais do Paraná. Segundo ele, para o país retomar o rumo do crescimento e conseguir um desenvolvimento compatível com os anseios da população, é preciso que as pessoas participem mais ativamente das discussões políticas. “Procuramos transmitir nas festividades que muito do que está acontecendo no Brasil, com esses inúmeros escândalos de corrupção, é culpa da nossa pouca participação na vida política. Por isso também apresentamos a campanha Vote Bem”, declarou.
O movimento de conscientização política, que já havia sido promovido pela Fiep em parceria com diversas outras entidades em 2014, está sendo relançada em 2016, ano de eleições municipais. “As pessoas não estão percebendo que, com o voto errado, a gente paga por pelo menos quatro anos. Poucos também estão se dando conta de que temos eleições municipais este ano, e que elas serão uma pavimentação para as eleições gerais de 2018”, afirmou o presidente da federação. “A gente não tem uma participação efetiva, chegando ao ponto de dizer que gente boa não entra na política. Tem gente boa sim, mas quando nos omitimos, muitos que estão com outros interesses se aproveitam”, avaliou Campagnolo.
Homenagens
Em todas as regiões, a Fiep reconheceu o trabalho de empresários e personalidades com destacada atuação pelo desenvolvimento do setor industrial paranaense. Em Londrina, receberam a medalha do Mérito Industrial os empresários Alberto Rapcham e Sebastião Ferreira Martins. “É sempre uma satisfação ver o esforço de quem luta por anos e anos, como é o caso desses dois homenageados, ser reconhecido pela sociedade”, afirmou o vice-presidente da Fiep, Ary Sudan.
A medalha do Mérito Industrial é destinada a empresários cujos serviços prestados ao desenvolvimento do parque industrial paranaense são evidentes e relevantes. O título de benemérito é uma homenagem póstuma, entregue a personalidades que também se dedicaram ao crescimento do setor em todo o estado. As indicações dos candidatos aos prêmios foram feitas por sindicatos industriais filiados à Fiep e também por diretores da federação.
“Ao homenagear pessoas que são exemplos de perseverança e superação, mostramos à comunidade industrial e à sociedade que o nosso setor, mesmo com as enormes dificuldades que enfrenta em um momento de crise, tem muito a celebrar nesta Semana da Indústria”, considerou Campagnolo. “Queremos que o industrial paranaense se inspire nesses exemplos para superar os desafios atuais e seguir trilhando o caminho do empreendedorismo”, acrescentou.
Confira a trajetória empresarial dos industriais homenageados no norte do Paraná:
Sebastião Ferreira Martins
Nasceu em 1948, em Nova Rezende (MG). Aos dois anos de idade, passou a morar em Jaguapitã, no Norte do Paraná. A família trabalhava no plantio de café e de algodão e, mais tarde, abriu um pequeno mercado na zona rural. Sebastião ajudava o pai nas atividades do armazém e da roça e estudava na cidade. Anos depois, a família mudou-se para Apucarana, onde Sebastião continuou os estudos e começou a trabalhar no comércio.
Em 1971 fundou a Femac, indústria de artefatos de cimento. Hoje, o Grupo Femac é formado por várias indústrias dos segmentos de pré-fabricados e materiais plásticos, além de postos de combustíveis. O grupo emprega 120 funcionários de forma direta e outros 90 de forma indireta.
No início da década de 90, foi um dos fundadores da Associação dos Fabricantes de Lajes do Norte do Paraná. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente do Sindicato das Indústrias de Pré-fabricados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindccon).
Foi vice-presidente da Fiep e atualmente é diretor da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA). Tem atuação relevante em entidades sociais, religiosas e de representação e ajudou a construir diversas obras que abrigam entidades sociais.
“Essa homenagem é um reconhecimento do nosso trabalho de muitos anos. Estendo essa homenagem à minha família e a todos os colegas que acompanharam nossa atuação no sindicato e na Fiep”, disse Sebastião ao receber a medalha do Mérito Industrial. “O empresário é aquele que olha mais longe. Há momentos em que a gente precisa recuar e recomeçar, mas é preciso olhar para frente. E sempre tive pessoas boas ao meu lado que me ajudaram a fazer isso”, completou.
Alberto Rapcham
Filho de imigrantes eslovacos que chegaram ao Brasil na década de 1930, nasceu em Londrina, em 1937. É graduado em Matemática e Administração de Empresas. Empresário empreendedor, iniciou sua vida profissional na extinta Hermes Macedo, onde foi incentivado por seu fundador a empreender.
Iniciou sua trajetória empresarial fundando e atuando como sócio em diversas empresas. Reconhecido como um ótimo gestor, Rapcham atua ativamente à frente da Indrel, indústria que fundou e que completa 50 anos em 2016. É diretor industrial e preside o conselho da empresa.
Tem também expressiva atuação em entidades sociais. Há 40 anos é patrocinador da Fundação Rotária e é membro do Rotary Clube de Londrina Sudeste, entidade da qual já foi presidente. É um dos fundadores e integra a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal).
Participa e apoia programas sociais, como o Bom Aluno, que por meio de suas empresas patrocina um estudante, acompanhando o seu desenvolvimento desde o primeiro grau até a universidade. É também colaborador ativo e permanente do Hospital do Câncer de Londrina, da Guarda Mirim de Londrina e da creche Haydee Collie Monteiro.
“Primeiro agradeço a Deus por ter me dado essa missão de ser industrial e ter me dado o constante acompanhamento para que eu pudesse deixar um mundo melhor do que encontrei”, declarou Rapcham ao receber a homenagem. “Deixo também meu profundo agradecimento a minha esposa e filhos pelo apoio que sempre me deram”, completou.
Com informações da Agência Fiep