SINFOR-PR

Sindicato das Indústrias de Software do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sebrae/PR, UEL e Telefónica Open Future assinam convênio para instalação de aceleradora de startups

Crowdworking no Brasil é um local que abrigará startups de base tecnológica com vistas ao desenvolvimento de negócios; espaço lançado em Londrina é o segundo do Brasil

clique para ampliarclique para ampliarCerimônia de assinatura do convênio reuniu representantes do Sebrae/PR, UEL e Telefónica, além do prefeito em exercício, Guto Bellusci (Foto: Divulgação/Intuel)

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Sebrae/PR e a Telefónica Open Future assinaram um convênio para a implementação  de um programa de aceleração para startups. O evento aconteceu no dia 17 de maio.

Trata-se do crowdworking Brasil, um programa global que agrega as iniciativas do Grupo Telefónica (controlador da Vivo) relacionadas ao empreendedorismo e à inovação aberta, que conta com a parceria do Sebrae/PR e da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel).

O programa foi idealizado pela Teleónica Open Future. Esse é o segundo crowdworking lançado pela companhia espanhola no Brasil. O primeiro está localizado em Minas Gerais.

A ideia, segundo Renato Valente, Country Manager do Open Future e diretor da Wayra Brasil, é ajudar a impulsionar o talento local e incentivar jovens com vocação empreendedora a colocar em prática suas iniciativas, fornecendo infraestrutura de espaço, suporte técnico e mentoria para que, caso o projeto avance, possa continuar a ser apoiado pela Wayra, a aceleradora de startups da Telefónica, pela qual poderá receber financiamento. “Vamos utilizar uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada, além de ajudar a ampliar os contatos dos empreendedores com um ecossistema mundial de inovação”, afirma.

O crowdworking no Brasil é um espaço que abrigará startups de base tecnológica com vistas ao desenvolvimento de negócios nas áreas de Internet of Things (IoT), aplicativos B2B, soluções de digitalização “end to end” (E2E), Redes, Segurança, Big Data e Agrobusiness, entre outros segmentos estratégicos.

O espaço funcionará na sede da Aintec - Agência de Inovação Tecnológica, por meio da Intuel. “A Intuel tem trabalhado nos últimos 15 anos na promoção do empreendedorismo inovador em Londrina e região. Essa parceria vai contribuir para o desenvolvimento de novas empresas, trazendo para o nosso ecossistema de inovação, uma proposta de capilaridade internacional de promoção de startups. Queremos com isso, gerar mais negócios, promover a interação em inovação aberta e possibilitar a projeção de empresas em grande escala”, explica Edson Miura, da Intuel.

A implementação desse novo crowdworking contará também com a parceria do Sebrae/PR para apoiar as startups em seu período de maturação. Para Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o convênio com o Telefónica e com a Aintec/Intuel no projeto de crowdworking vai fortalecer o ecossistema de startups na região.

“O formato adotado pela Telefônica para fazer a pré-aceleração é fantástico e vai favorecer o desenvolvimento de projetos inovadores. Além disso, a proposta do crowdworking vai aproximar as startups de Londrina e região de um player mundial importante, que é a Telefônica. Para o ecossistema de negócios da cidade é muito importante estar no radar da Telefônica e usufruir dos mecanismos de aceleração que o grupo oferece”, avalia.

Na opinião de Marcus von Borstel, presidente do SINFOR-PR, que esteve presente na assinatura do convênio, o crowdworking será muito importante para as indústrias associadas ao sindicato e também para todo o município, reconhecido como Cidade Genial em TI. “A aliança da Telefónica Open Future, Sebrae/PR e Intuel trará para nós incentivos e motivação para a criação e realizações de projetos tecnológicos. O projeto irá potencializar o empreendedorismo na cidade, promovendo o aumento das vendas e gerando mais riquezas”, comenta.

O presidente do SINFOR-PR alerta os associados para que fiquem de olho nas informações repassadas pelo sindicato para que tenham acessos às datas e editais do projeto, para que não percam a oportunidade de se inscrever.

Cerimônia

Representantes das entidades envolvidas no crowdworking Brasil discursaram durante a cerimônia que marcou a assinatura do convênio. Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio César Agostini, é uma grande alegria celebrar a assinatura desse convênio, que busca dinamizar o ecossistema de tecnologia de informação (TI) no norte do Paraná. “Estamos fazendo uma aliança estratégica. O crowdworking instalado em Londrina será uma porta de entrada para levar essa experiência para as demais 22 incubadoras que são parcerias do Sebrae/PR no Estado”, diz Agostini.

A intenção do Sebrae/PR, de acordo com o diretor de operações, é transformar as empresas participantes, que tenham um desenvolvimento escalável, em líderes no seu segmento. “O espaço irá contribuir com a formação de jovens talentos e transformá-los em empreendedores. O crowdworking promove um networking internacional, além de oferecer mentorias de alta qualidade, as quais os jovens dificilmente teriam acesso. Parabéns a Londrina por esse momento”, afirma.

Pedro Rivieri, diretor da Telefónica, destaca que o espaço de aceleração também irá colocar as startups em contato com os clientes da Telefónica no mundo todo. “O lançamento do crowdworking em Londrina é motivo de grande honra para a Telefónica. Tive a felicidade de participar da implementação do espaço desde o início do projeto, quando nos reunimos com o Sebrae/PR para apresentar a ideia. Para nós, as empresas de tecnologia de informação e comunicação (TICS) são o futuro, porque crescem de forma transversal e têm muitas oportunidades. Desde a revolução industrial, nada mais aconteceu como a revolução tecnológica que estamos presenciando neste momento.”

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, relata que, para a universidade, é uma grande satisfação participar dessa parceria, por meio da Agência de Inovação de Tecnológica da UEL (AINTEC), que abriga a Intuel. “Desde o início, nosso propósito era ser uma incubadora internacional. Certamente, a UEL só tem a ganhar e se transforma num ambiente com maiores possibilidades de empreendedorismo e inovação. Um dos papeis da universidade é capacitar pessoas, uma visão que vai além da sala de aula e da formação técnica. Desejo que nossa parceria seja longa, exemplar e de muito sucesso”, destaca.

O diretor da Aintec, Edson Miura, declara que é com grande orgulho que a UEL recebe o segundo crowdworking do Brasil. “O projeto atua em rede de inovação, para pré-aceleração das startups, por meio da Waira Brasil, para promover o empreendedorismo e a inovação. É um incentivo à vocação empreendedora”, salienta.

Guto Bellusci, prefeito em exercício de Londrina, agradeceu todas as pessoas e entidades que trabalham e acreditam na construção de uma cidade melhor. “Quando compartilhamos uma visão tudo fica mais fácil. Londrina está chamando a atenção de uma empresa mundial, respeitadíssima. Parabéns a todos e ao Sebrae/PR, grande parceiro, que sempre nos apoiou e que faz um trabalho maravilhoso”, finaliza.

Sebraetec apoia projetos inovadores no norte do ParanáPresidente do SINFOR-PR participa de encontro para debater agenda política para o setor