Três empresas que fazem parte do Projeto de Startups do Sebrae/PR, na região norte do estado, se destacaram na sétima edição do Concurso Acelera Startup, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no mês de novembro. Trata-se do maior evento de "investimento-anjo" da América Latina, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, além de integrar as necessidades e as expectativas de empreendedores e investidores interessados em injetar recursos e conhecimento em projetos ou empresas inovadoras.
A AdFácil e a Agropíxel, de Londrina, além da Report City, de Cornélio Procópio, ficaram entre as 322 startups classificadas, entre mais de cinco mil projetos inscritos. De acordo com Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, a participação das empresas do norte do Paraná no concurso foi espetacular. “Ficar entre os melhores projetos demonstra a maturidade das startups da nossa região. Além disso, o Acelera Startup confere para essas empresas visibilidade e acesso ao mercado, por meio do contato com os investidores 'anjos'”, conta.
Os investidores ‘anjos’ são profissionais que resolvem aplicar dinheiro em um negócio em que eles possam agregar valor. “São investidores que apoiam o negócio com sua experiência profissional e estão interessados no crescimento da empresa, e não apenas no lucro que o empreendimento irá gerar”, explica Bianchi.
O Acelera Startup contou com a participação de mais de 100 mentores e de cerca de 60 investidores 'anjos', que ajudaram a selecionar os melhores projetos. Segundo Roberto Rocha, CEO da AdFácil, especializada em campanhas online nos principais canais disponíveis na internet (Google, Facebook, YouTube, Twitter, Blogs, LinkedIn ou Bing), a startup teve a oportunidade de conversar com quatro mentores diferentes e dois investidores 'anjos' durante o concurso.
“Participar do evento valeu a pena principalmente pela troca de informações e pelo alinhamento estratégico do negócio junto aos mentores. Os contatos que fizemos nos ajudaram a marcar reuniões para o dia seguinte com investidores 'anjos' em São Paulo e tivemos que mudar a data do nosso retorno para o Paraná. A avaliação feita por profissionais experientes, que validam nosso projeto, dá ‘um gás’ muito grande para continuar”, relata Fernando Rocha.
Projeção
O projeto da Report City facilita a comunicação entre a população e a prefeitura de Cornélio Procópio. Por meio do canal, os moradores podem avisar o poder público sobre buracos nas ruas ou focos de dengue, por exemplo. Para a prefeitura, a ferramenta serve como um Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente, na tradução em português), conhecido no mundo empresarial como CRM. A ferramenta é importante para a gestão da cidade e contribui com a tomada de decisões.
Fernanda de Araújo, desenvolvedora de negócios da Report City, sabia que o ‘páreo’ seria duro e ficou surpresa com o resultado obtido pela startup no concurso. “A experiência foi gratificante. Ficamos muitos felizes com a projeção do nosso modelo de negócio, mesmo sabendo que temos concorrentes no Brasil”, diz.
Rede de Relacionamento
Na opinião de Walter Maier, um dos sócios da Agropíxel, a classificação no concurso mostra que a empresa está no caminho certo. “Fizemos a inscrição com todo cuidado e o resultado foi uma surpresa. Participar do evento foi muito interessante. O concurso promoveu o networking e tivemos contato com empreendedores de todo o Brasil. Além disso, foi uma oportunidade para reforçar a proposta de valor do nosso negócio”, afirma Maier.
A Agropixel auxilia agricultores a melhorarem suas produtividades, através de uma plataforma de inteligência geográfica, em que dados de múltiplas fontes são coletados e convertidos em indicadores de performance georreferenciados, organizados em dashboards (painéis) e monitorados por alertas de anomalias.
Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae/PR