A indústria tem grande importância para a economia do Paraná, com 50 mil estabelecimentos de 32 segmentos diferentes, que geram 870 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná, que corresponde a 24,5% do PIB estadual, alcançou R$ 62,7 bilhões em 2012, sendo o quinto maior do país - atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.
E, para celebrar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, a Fiep promove, todos os anos, no mês de maio, a Semana da Indústria. Na edição de 2015, a entidade homenageou industriais que contribuíram para o desenvolvimento da indústria no Paraná, em cerimônias em todas as regiões do estado. Os encontros foram realizados nas cidades de Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Apucarana e Curitiba.
O tradicional Jantar da Indústria no norte do Paraná foi promovido em Apucarana, na noite de 22 de maio, no Clube de Campo Água Azul. Na ocasião, a Fiep entregou a Medalha do Mérito Industrial aos empresários Ananias Bittencourt e Roberto Queiroz Martins Alcântara. Os dois empresários se destacam na região na atuação em favor do desenvolvimento do setor industrial.
Trajetória
Ananias Bittencourt nasceu em 1929, em Tibagi, nos Campos Gerais. Serviu o Exército na Vila Militar do Rio de Janeiro, onde era responsável pela oficina e aprendeu a profissão de eletricista de automóveis.
Na década de 1950, fixou-se em Apucarana. O primeiro emprego foi na revenda Ford, onde trabalhou por nove anos. Um acidente, em 1960, o afastou do trabalho por dez meses. Quando retornou, havia outro em seu lugar. Desempregado, decidiu abrir a Eletro Ananias.
Em 1967, a empresa ganhou novas instalações e foi registrada como Eletran Indústria e Comércio de Acumuladores Ltda. A Eletran atua hoje em todo o território nacional. Foi a primeira indústria do segmento a conquistar a certificação ISO 9001.
O empresário tem também uma atuação social relevante, apoiando várias entidades assistenciais. Ananias Bittencourt foi indicado a receber a Medalha do Mérito Industrial do Paraná pela coordenadoria regional da Fiep em Apucarana.
Já Roberto Queiroz Martins Alcântara é formado em odontologia pela Universidade Estadual de Londrina, em 1984, e é especialista em Endodontia. Fundou, em 1991, o Grupo de Estudos Odontológicos de Londrina. É fundador e presidente da Angelus - Indústria de Produtos Odontológicos S/A. Presidiu a Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (Adetec) de 2012 a 2013.
É inventor de sete patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em 2010, recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina.
O empresário criou também o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Adetec - Neia e mantém o Programa Angelus de Apoio à Pesquisa. Ele também se destaca na atuação em iniciativas de responsabilidade social e ambiental e apoia projetos voltados à formação profissional e alfabetização de jovens e adultos.
Foi indicado a receber a Medalha do Mérito Industrial do Paraná pela coordenadoria regional da Fiep em Londrina e por cinco sindicatos industriais da região: Sinditêxtil Londrina, Sinduscon/Norte, Sindpanp Norte, Sirval e Sindimetal/Londrina.
Programação
A programação da Semana da Indústria no norte do Paraná foi intensa: no dia 17 de maio, a atração foi a 1ª Volta Milton Lampe de Montain Bike; no dia 18, os profissionais tiveram a oportunidade de conferir a palestra “eSocial nas empresas: pontos de atenção e caminho das pedras”; no dia 20, os industriais e colaboradores do segmento de confecção participaram da palestra “Inova Moda: Tendências para o inverno de 2016”; e, no dia 21, a Fiep promoveu o curso PDA/CNI “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria”, além da palestra “O imperativo para a competitividade e a sustentabilidade empresarial".
No dia 26 de maio, a Semana da Indústria promove o espetáculo “Shakspeare in Clown” e, no dia 27, haverá o “Dia do desafio”, que mostra a importância das atividades físicas para os colaboradores da indústria no norte do Paraná. Os dois eventos ocorrem em Apucarana.
Em Londrina, a programação da Semana da Indústria continua até o dia 29 de maio, data em que acontece a 8ª Festa em Comemoração ao Dia da Indústria. O evento será promovido a partir das 21 horas, no Buffet do Planalto. Na ocasião, haverá a cerimônia de abertura do “7º Prêmio de Projetos Inovadores e Aplicabilidade da Indústria”. O jantar será embalado pela apresentação da Orquestra Gorni e a animação do baile fica por conta da Banda Wet.
Semana da Indústria no Paraná
Outras 12 personalidades foram condecoradas com a Medalha do Mérito Industrial do Paraná: Hudson da Cunha Zanoni e João Ferreira Dias Filho (representantes da região dos Campos Gerais); Pedro Rodrigues da Silva e Peterson Cantu (Sudoeste); José Luiz Parzianello e Rainer Zielasko (Oeste); Ater Carlos Cristófoli (Noroeste); e Augusto Piegel e João do Espírito Santo Abreu (Curitiba e Região Metropolitana).
A Fiep também concedeu o título de Benemérito da Indústria a Bráulio Zipperer e Marcos Mauro Pena de Araújo Moreira. Além disto, a federação entregou o título de Honra ao Mérito para José Carlos Rodrigues Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
A programação da Semana da Indústria contou com a inauguração de novas estruturas do Sistema Fiep, como no caso do Colégio Sesi Internacional em Ponta Grossa; nova unidade do Senai em Marechal Cândido Rondon; a Casa da Indústria, em Apucarana; e uma unidade do Senai em São Mateus do Sul. A federação e seus sindicatos filiados também promoveram eventos de interesse aos industriais, como palestras com temas importantes - a exemplo do eSocial e o cumprimento das normas regulamentadoras - e atividades culturais e de confraternização.