O Centro Internacional de Negócios (CIN) e a Fiep lançaram, no dia 8 de maio, um plano de ação setorial para as indústrias de software. A iniciativa conta com a parceria da Enterprise Europe Network, Apex-Brasil, SINFOR e do Sebrae/PR, por meio do programa “Inseri Pequenos Negócios”.
Oito setores serão contemplados pela iniciativa, sendo que, na área de software, a ação é articulada em razão da forte atuação do setor no Paraná. Em todo o estado, 85 indústrias devem ser capacitadas para ingressar no mercado internacional.
O plano contempla uma série de capacitações, além da realização de estudos e relatórios de inteligência comercial, uma missão prospectiva ao Vale do Silício - nos Estados Unidos - e participação em encontros de negócios no Brasil e no exterior.
A intenção é expandir o mercado de atuação para as indústrias brasileiras de todos os portes que pretendem atuar no exterior.
Lançamento
O lançamento do plano setorial foi transmitido ao vivo pela internet e contou também com uma apresentação de Kival Weber, consultor sênior e palestrante internacional, com mais de cem artigos publicados no Brasil e no exterior, e co-autor de quatro livros. O especialista apresentou um breve histórico do desenvolvimento do setor de software no Brasil e no mundo. O especialista também abordou a melhoria de processos, a busca pela inovação como diferenciais competitivos e compartilhou sua experiência na cooperação internacional e exportação do produto brasileiro.
Com informações da Fiep