O Planejamento Estratégico se tornou um instrumento importante para a atuação dos sindicatos. O processo passa pela definição da missão, da visão e dos valores da instituição, que deverão permear as ações praticadas por ela. Além disto, permite a análise dos aspectos internos e externos e o diagnóstico das oportunidades e ameaças em todos os setores.
Segundo a Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, o Planejamento Estratégico é uma atividade administrativa que envolve colaboradores de todos os níveis do sindicato (diretoria, associados e executivos) e é conduzido pelos consultores da Gerência de Fomento e Desenvolvimento do Sistema Fiep, que aplicam a metodologia disponibilizada pela CNI para este tipo de trabalho. Atualmente, 44% dos sindicatos filiados à Fiep utilizam esta ferramenta de gestão.
Os consultores e integrantes do sindicado trabalham com a análise da situação atual da instituição; estabelecimento de metas e objetivos; e a elaboração de planos de ação com os indicadores para o cumprimento das metas. Cada vez mais, os sindicatos e suas diretorias têm maior compreensão sobre a importância de um planejamento bem feito e executado. A Fiep, com apoio da CNI, está fazendo um trabalho de divulgação e conscientização diretamente para os sindicatos. A intenção é mostrar os resultados que os mesmos podem vir a ter com a realização da ação.
Entre os maiores benefícios do Planejamento Estratégico está o fortalecimento industrial, de acordo com a Central de Relações com os Sindicatos. Passar por este processo consolida o sindicato e a representação industrial, estimulando a reflexão sobre desafios de competitividade do setor e o estabelecimento de planos de ação para superá-los. Além disto, o Planejamento Estratégico ajuda a pensar a forma de relacionamento com as indústrias representadas e na identificação de oportunidades de trabalho cooperativo e de oferta de produtos e serviços.
Os sindicatos que participam deste trabalho de Planejamento Estratégico junto com os consultores da Fiep devem produzir relatórios sobre a execução e resultados dos planos. A revisão do planejamento acontece um ano após a sua execução.