O setor de tecnologia da informação tem boas perspectivas para os próximos anos. As vendas de software empresarial no mundo devem alcançar US$ 120,4 bilhões neste ano, um aumento de 4,5% em relação a 2011, quando registrou US$ 115,2 bilhões, segundo projeção da Gartner (empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia). As empresas devem ficar atentas principalmente para o mercado de programas corporativos para as redes sociais. A América Latina está entre os mercados com maior perspectiva de expansão.
O segmento de software empresarial é formado por sistemas de gestão integrada (ERP), de business intelligence (BI) e de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). De acordo com a consultoria, o ERP responderá pela maior fatia do mercado de software corporativo, com receita projetada de US$ 24 bilhões para este ano. Já a receita com sistemas de BI deve chegar a US$ 13 bilhões, enquanto a de CRM deve ultrapassar US$ 13 bilhões no período.
"Os gastos das empresas com software neste ano vão se concentrar em aplicações específicas, software de missão crítica, integração e segurança de sistemas estabelecidos e infraestrutura e software como serviço (SaaS)" afirma Tom Eid, vice-presidente de pesquisa da Gartner.
Social - A pesquisa de outra grande empresa de consultoria na área, a IDC, revela que as vendas mundiais de software corporativo para redes sociais vão ter crescimento anual de 42,4% até 2016. A receita dessas aplicações deverá pular dos US$ 800 milhões investidos em 2011 para US$ 4,5 bilhões nos próximos quatro anos.
consultoria prevê que o crescimento das vendas de software empresarial para rede social será mais rápido na região das Américas, que responderá pela maior fatia da receita projetada até 2016.